Médico assistente no serviço de Coloproctologia do Hospital Santa Marcelina e professor de Medicina na Faculdade Santa M...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A hemorroida é uma doença que surge a partir de veias dilatadas e inflamadas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus, provocando sintomas como sangramento, dor, ardor e coceira extrema. Sendo uma doença venosa progressiva, é necessário a adoção de alguns cuidados no tratamento para evitar que ela se agrave.
Além da correção dos hábitos alimentares, como ingestão de fibras e líquidos, o uso de almofadas de hemorroida pode ser necessário. O objetivo é reduzir a compressão e a pressão nos mamilos hemorroidários, aliviando os sintomas, de acordo com o coloproctologista e cirurgião geral Alexandre Nishimura.
A maioria possui um círculo vazado no meio, de modo a se adaptar ao corpo, mas podem existir diferentes formatos e feitos a partir de diferentes materiais. O tipo deve ser indicado pelo especialista responsável pelo tratamento.
Tipos de almofada de hemorroida
Existem cinco tipos de almofadas, cada uma fabricada com um determinado tipo de material. A indicação pode variar de acordo com o grau da doença e a intensidade dos sintomas. Os tipos incluem:
- Látex: são mais resistentes e firmes e, por isso, sofrem menos deformação ao sentar. São opções mais usadas em casa, para executar as tarefas ao longo do dia;
- Gel: é um modelo mais maleável e confortável, oferecendo uma boa estabilidade ao paciente;
- Inflável de ar: é uma boa opção para transportar para os lugares, como o trabalho, mas apresenta menos estabilidade que as outras almofadas;
- Microperola de poliestireno: é preenchida com pequenos pedaços de resina dura e amorfa, sendo uma uma opção mais resistente que gel e látex, fazendo com que dure mais;
- Inflável de água: é uma opção mais acessível e consegue distribuir bem o peso do corpo.
Quando a almofada de hemorroida é indicada?
De acordo com Isaac José Felippe Corrêa Neto, coloproctologista do Fleury Medicina e Saúde, a almofada de hemorroida é indicada para pacientes com hemorroida externa ou trombose hemorroidária. O quadro é caracterizado pela formação aguda de coágulos nos vasos hemorroidários, implicando no desenvolvimento de um nódulo com edema e de coloração arroxeada na margem anal.
Como o problema causa dor extrema, o uso da almofada ajuda a aliviar os sintomas, uma vez que ela irá manter a área do ânus sem um contato direto com uma superfície. É útil especialmente para pessoas que ficam sentadas por longos períodos, acrescenta Alexandre.
Além disso, José Felippe aponta a utilização das almofadas no pós-operatório da doença hemorroidária, em que o paciente pode sentir dor ao sentar, principalmente nos primeiros dez dias. A escolha da almofada de hemorroida deve ser feita por um médico especialista, que poderá indicar os melhores tamanho e modelo do produto.
Cuidados no uso de almofada de hemorroida
O principal cuidado relacionado ao uso da almofada para hemorroida é a forma como o paciente se senta. Em almofadas que possuem um orifício no meio, é essencial que as nádegas desçam de forma reta — ou mesmo se fechando um pouco.
Isso porque, caso as nádegas se afastem quando a pessoa se senta, ela pode estar tracionando a região que deve ser protegida. No pós-operatório, essa tração pode ser especialmente maléfica, podendo provocar a abertura de uma ferida, fissura anal ou mesmo o prolapso da hemorroida, piorando a inflamação.
Almofada de hemorroida é realmente necessária?
De acordo com Alexandre Nishimura, o uso de almofadas no tratamento de hemorroidas não é necessário, mas pode ser opção para pessoas que desejam aliviar os sintomas. “O que eu sempre digo para os pacientes é para tomar atitudes que os façam bem e os deixem confortáveis”, acrescenta o especialista.
O pós-operatório da hemorroida pode ser um processo lento e doloroso, dependendo do procedimento realizado, então outras recomendações também podem ser adotadas para amenizar o desconforto. Além do uso de medicamentos analgésicos e cuidados na alimentação e higiene anal, o ideal é que o paciente evite sentar diretamente sobre a região, preferindo ficar mais em pé ou deitado.
Saiba mais: Como aliviar a dor da hemorroida? Confira 8 cuidados durante o tratamento