Nutricionista Docência focada em Fitoterapia e SuplementaçãoConsultoria em Desenvolvimento de Suplementos e Fitote...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Chegar das compras e guardar os alimentos na geladeira pode parecer uma tarefa lógica: comidas congeladas no freezer e os outros itens nos compartimentos do eletrodoméstico, conforme o tamanho dos recipientes.
Porém, muito além da organização, a forma como os alimentos são armazenados na geladeira ajuda a prolongar o tempo de conservação, evitando desperdícios e contaminações. Por isso, cada área do refrigerador é destinada a atender necessidades de conservação diferentes. Entenda melhor:
Saiba mais: 6 hábitos para adotar na rotina e reduzir o desperdício de alimentos
Como armazenar os alimentos corretamente na geladeira?
De acordo com a nutricionista Vanderli Marchiori, é importante que a geladeira esteja com a temperatura entre 7°C a 10°C para a conservação adequada dos alimentos. Caso contrário, os alimentos podem ficar suscetíveis à proliferação de bactérias que podem provocar intoxicações.
A temperatura é um fator determinante para a escolha dos lugares de cada item. “Quanto mais frio, mais adequado para laticínios e carnes, quanto maior a temperatura (como as gavetas por exemplo) mais adequado para vegetais e hortaliças”, explica a especialista. Seguindo essa ideia, devemos organizar a geladeira da seguinte maneira:
Freezer
O freezer é o local mais frio da geladeira, destinado a guardar alimentos que necessitam de um período de conservação maior ou que são mais sensíveis a maiores temperaturas, como carnes, frutos do mar, sorvetes e polpas de frutas.
Prateleira superior
Por ser a prateleira mais fria do eletrodoméstico, é indicada para armazenar laticínios, presunto, manteiga, margarina, maionese, queijos, patê e sucos naturais.
É também na prateleira superior onde devemos deixar os ovos, ao contrário do que muitos acreditam. “Os ovos não devem ficar na porta, pois cada abertura e cada fechamento de porta podem causar microfraturas na casca e contaminar a parte interna deles.
Prateleira intermediária
Espaço ideal para guardar alimentos enlatados, doces, sobremesas, saladas e pratos prontos. “Alimentos já preparados devem ser armazenados em recipientes com tampa que vede completamente a entrada de ar e de preferência feita de vidro para evitar a contaminação por polímeros”, instrui a Marchiori. A profissional ressalta que esses alimentos prontos devem ser consumidos em até uma semana.
Prateleira inferior
A prateleira inferior da geladeira é a que recebe menos refrigeração, sendo assim, é indicada para armazenar frutas frescas ou alimentos que estão sendo descongelados.
Gaveta
Assim como a prateleira inferior, a gaveta recebe pouca refrigeração. É indicada para folhas sensíveis, hortaliças e legumes. A nutricionista recomenda que os ingredientes sejam lavados e secos antes de serem armazenados para prolongar a conservação.
Porta da geladeira
A porta da geladeira é a área que mais sofre com a variação de temperatura e, por isso, não pode acomodar alimentos perecíveis. No espaço é recomendado guardar refrigerantes, sucos industrializados, geleias, conservas, temperos, molhos e garrafas com água.
Saiba mais: 14 frutas que devem (ou não) ir para a geladeira
O que não precisa ir na geladeira?
Segundo Vanderli Marchiori, alguns alimentos não necessitam de refrigeração para serem conservados. São eles: