Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A micose é uma infecção provocada por fungos que pode atingir diferentes partes do corpo, incluindo o saco escrotal. Nesses quadros, é comum encontrar sintomas como coceira intensa, pele avermelhada e descamação na região íntima.
De acordo com a dermatologista Thaís Matsuda, micoses nessa região são bastante frequentes, “por se tratar de uma área que fica fechada, portanto, quente e muitas vezes úmida, por conta da transpiração”. A região da virilha também é comumente afetada pelos mesmos motivos.
Leia também: Micose na virilha: o que causa e como tratar
Sintomas de micose no saco escrotal
Os principais sinais de micose na região íntima incluem:
- Erupção cutânea
- Coceira
- Vermelhidão
- Descamação
- Inchaço
- Sensação de queimação
Como tratar a micose no saco escrotal?
Primeiramente, é importante buscar ajuda médica para entender o que está provocando os sintomas na região. Assim, é possível determinar se a condição realmente se trata de uma micose ou de um outro problema provocado por bactérias ou alergias, por exemplo.
O diagnóstico é importante nesses quadros pois o tratamento da micose deve ser feito, exclusivamente, com antifúngicos. Normalmente é recomendada a aplicação de pomadas na região por um período determinado de tempo, além da ingestão de medicamentos, dependendo do quadro.
De acordo com Thais, também é importante manter os cuidados gerais de maneira contínua - tanto para melhorar o quadro presente quanto para evitar recidivas. Por isso, manter uma boa higiene e usar roupa íntima de algodão são algumas das maneiras de prevenir novas infecções.
Saiba mais: 6 pomadas para o tratamento da micose