Com título de especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pe...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A prisão de ventre (ou constipação intestinal) é uma condição caracterizada pela dificuldade de evacuar, normalmente associada a uma dieta carente em fibras e água, que dificulta a formação do bolo fecal.
A alimentação pode ser uma poderosa aliada para amenizar e prevenir prisão de ventre, usando de ingredientes que estimulam o bom funcionamento intestinal. Confira quais são os alimentos que ajudam a soltar o intestino e que não podem faltar no seu cardápio.
Alimentos para soltar o intestino
Grãos integrais
Os grãos integrais são alimentos ricos em fibras que contribuem para o funcionamento do trato intestinal, como explica Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais. “As fibras solúveis formam um gel no intestino, amolecendo as fezes e tornando-as mais fáceis de serem eliminadas. Já as fibras insolúveis aumentam o volume das fezes, auxiliando no trânsito intestinal”. São grãos integrais:
Frutas
Além de serem ricas em nutrientes, as frutas também são ótimas fontes de fibras. “Elas são essenciais para a regularidade intestinal, prevenção da constipação e auxílio na eliminação adequada de resíduos tóxicos do corpo”, indica a nutricionista. São frutas boas para soltar o intestino:
Saiba mais: Prisão de ventre: 5 alimentos que podem favorecer a constipação intestinal
Vegetais
Os vegetais são fontes ricas em fibras solúveis e, se forem consumidos crus, ainda podem fornecer uma boa quantidade de água e facilitar ainda mais o processo de digestão. Invista no consumo de:
Prébioticos
Os prebióticos são carboidratos não digeríveis pelo organismo que servem como alimento para as bactérias benéficas do intestino. “Ao estimular o crescimento dessas bactérias, os prebióticos contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal, o que pode melhorar o funcionamento do intestino”, elucida Zuin. Alguns alimentos que possuem prebióticos são:
- Cebola
- Alho
- Alcachofra
- Aspargo
- Mel
Probióticos
De acordo com a nutricionista, os probióticos são micro-organismos vivos encontrados em alimentos fermentados. “Quando consumidos em quantidades adequadas, os probióticos colonizam o intestino e ajudam a manter a microbiota saudável, auxiliando na digestão e na prevenção da constipação”, informa. Alimentos que possuem probióticos são:
Saiba mais: Sete frutas laxativas que combatem a prisão de ventre
Levedura nutricional
Considerada um superalimento, a levedura nutricional, ou Nutritional Yeast, é rica em fibras que adicionam volume ao bolo fecal. Segundo Daniela, esse alimento ainda possui componentes benéficos para a microbiota intestinal que ajudam no equilíbrio e na saúde intestinal.
“A levedura geralmente é vendida na forma de flocos ou em pó e é embalada em potes ou pacotes. Tenha o cuidado e certifique-se de escolher aquela que é destinada ao consumo humano e não à fermentação ou para fazer pão, pois a levedura nutricional específica para consumo contém um perfil de sabor mais agradável e é enriquecida com vitaminas, especialmente vitaminas do complexo B”, alerta a especialista.
Água
Segundo Daniela, manter o corpo hidratado auxilia no trânsito intestinal, pois facilita a movimentação das fezes e a regularidade dos movimentos intestinais.
“A quantidade de água necessária varia de acordo com idade, tamanho corporal, nível de atividade física e clima, mas uma orientação geral é beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia para adultos. Para crianças, a quantidade de água necessária pode ser menor, mas ainda é importante garantir que elas bebam água suficiente para se manterem hidratadas”, aconselha a profissional.