Ana Cristina de Sá Teixeira, gastroenterologista da Saúde Digital do Grupo Fleury, formou-se em gastroenterologista...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você sente vontade de fazer cocô toda vez que toma café? Saiba que esse fenômeno é completamente comum. De acordo com a gastroenterologista Ana Cristina de Sá Teixeira, muita gente sente vontade de ir ao banheiro depois de uma xícara de café porque a bebida estimula os movimentos intestinais, sobretudo em mulheres.
“Dentre os componentes do café que podem contribuir para o efeito laxante estão a cafeína, as fibras e os polifenóis, que estimulam os motilidade intestinal e reduzem o tempo de trânsito intestinal, podendo sofrer fermentação no cólon e desenvolver sintomas como a dor abdominal e gases”, explicou.
Saiba mais: Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Como minimizar o efeito laxante do café?
Há alguns hábitos que podem ajudar a diminuir o desconforto causado pelo café:
- Consumir menor quantidade de café de uma vez
- Priorizar o café descafeinado, embora ainda possa ter algum efeito
- Aumentar gradualmente a ingestão de café, permitindo que o corpo se adapte
- Beber café com outros alimentos para retardar o trânsito digestivo
“É importante lembrar que o café pode afetar as pessoas de maneiras diferentes, por isso é útil prestar atenção à própria resposta e ajustar o consumo conforme necessário”, enfatizou a gastroenterologista.
Por que algumas pessoas são mais afetadas do que outras?
Cada indivíduo apresenta uma sensibilidade diferente ao efeito laxante do café e, mesmo que as verdadeiras razões não sejam totalmente claras, esse fato pode estar relacionado a diferenças no metabolismo da cafeína, à sensibilidade do intestino, à flora intestinal e a outros fatores individuais de saúde e genética.
O efeito laxante do café é mais intenso em certos momentos do dia?
Não há evidências concretas de que o efeito laxante do café varie significativamente de acordo com a hora do dia, mas, segundo Ana Cristina, como as pessoas costumam beber café pela manhã, e o corpo já possui um ritmo circadiano que aumenta o movimento intestinal neste mesmo período, o consumo matinal do café pode coincidir com uma tendência natural do corpo de evacuar.
Consumir café regularmente pode ajudar a ter mais tolerância?
Até pode, mas é preciso ficar de olho em possíveis consequências desta tentativa de adaptação. “O corpo pode desenvolver tolerância a alguns dos efeitos da cafeína com o consumo regular, mas não está claro se uma tolerância significativa se desenvolve especificamente em relação ao efeito laxante do café”.
Vale ressaltar que, se você estiver preocupado com os efeitos do café, é sempre uma boa ideia consultar um profissional de saúde.
Leia também: Prisão de ventre: o que é, como tratar e remédios