Cynthia Howlett, nutricionista clínica, especialista em Psiconutrição, Nutrição Funcional e Esportiva pela VP Centro de...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você já sentiu que, depois de comer algo doce, a boca ficou mais seca e a sua sede aumentou? Esse fenômeno está relacionado ao equilíbrio que o corpo faz entre a água e o açúcar para que tudo funcione bem.
“Normalmente, quando a gente come muito açúcar, a gente também ingere muito carboidrato e, para o organismo fazer a quebra do carboidrato e para que a glicose seja absorvida e metabolizada, geralmente, o corpo precisa de água”, explica a nutricionista Cynthia Howlett, .
Leia também: Receitas sem açúcar: 9 opções fáceis e saudáveis
Por que sentimos sede ao comer doce?
Normalmente, a sede pós ingestão de doces ocorre por conta do excesso de açúcar na corrente sanguínea. Quando isso acontece, o organismo libera água — presente nas células do corpo — e insulina para que a glicose seja controlada.
“O aumento da glicose também tende a causar um efeito diurético e, por esta razão, o organismo necessita de água para manter a hidratação do corpo”, fala a nutricionista.
Saiba mais: 3 melhores truques para controlar os níveis de açúcar no sangue por meio da alimentação
Toda bebida mata a sede depois do doce?
Nem todas! Bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, não só são ineficazes para matar a sede, como também podem aumentar o nível de glicose no sangue. Como a sede é causada pela desidratação no corpo, a melhor maneira de aliviá-la é consumindo líquidos que, verdadeiramente, ajudam a hidratar o organismo.
Dentre as bebidas mais eficazes para matar a sede estão:
- Água
- Sucos de frutas naturais
- Chás de ervas sem cafeína
- Bebidas isotônicas
Quais os riscos do aumento da glicose no sangue?
O aumento dos níveis de glicose no sangue, conhecido como hiperglicemia, pode ser prejudicial à saúde e está associado a vários riscos e complicações, principalmente em pessoas com diabetes. Se você costuma sentir sede em excesso, é recomendado marcar uma consulta médica.
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição