Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979) e Doutorado em Ciências Médi...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A pele está sujeita a diferentes tipos de transformações, seja por fatores externos, como raios solares, quanto internos, como alterações metabólicas. Maior órgão do corpo humano, ela manifesta indícios de que algo não vai bem, indicando tanto doenças que a afetam diretamente como condições relacionadas a outras partes do corpo.
É importante estar atento aos sinais que manifestam na pele. Por isso, o MinhaVida reuniu cinco sintomas de doenças de pele que merecem atenção. Confira!
1. Pintas
Pintas de nascença dificilmente provocam algum problema de saúde. No entanto, as que se desenvolvem na vida adulta devem ser observadas, principalmente se apresentarem algum tipo de alteração. Sintomas como coceira, sangramento, mudanças de cor, textura e tamanho podem indicar câncer de pele e, por isso, devem ser investigados por um profissional.
Uma forma de autoexame fácil é observar as características da pinta seguindo a regra ABCDE:
- Assimetria: se a pinta possui simetria, ou seja, suas partes são iguais
- Bordas: se há irregularidade no contorno
- Cor: coloração uniforme ou alteração de tonalidade
- Dimensão: se a pinta possui mais 6 mm de diâmetro
- Evolução: se a pinta cresce ou muda de cor com o tempo
2. Manchas
As manchas na pele podem representar diferentes condições de acordo com suas cores. Manchas marrons normalmente estão relacionadas à exposição excessiva ao sol, como a melanose solar. No entanto, pode ser sintoma de algo mais grave, como a neurofibromatose, uma doença genética rara.
Manchas brancas podem sinalizar leucodermia solar, também conhecida como sardas brancas. As manchas também são sintoma de pitiríase versicolor, ou pano branco, uma infecção fúngica comum da pele. Entretanto, se as manchas crescerem irregularmente, coçarem, sangrarem ou formarem cascas também podem ser sintomas de câncer de pele.
Saiba mais: Uso de telas envelhece a pele? Conheça os danos da luz azul e como se proteger
3. Verrugas
As verrugas são pequenos caroços na pele causados por variações do vírus HPV. A condição é transmitida pelo contato direto entre pessoas ou com objetos contaminados. Uma das formas de evitar a transmissão é com a remoção da verruga.
Em um artigo publicado no MinhaVida, a dermatologista Denise Steiner explicou que a retirada da verruga pode ser feita usando diferentes métodos, como curetagem, eletrocauterização, lasers, nitrogênio líquido ou com a aplicação de ácidos.
4. Erupções
As erupções cutâneas são irritações de pele que podem surgir acompanhadas de alterações na coloração da pele, bolhas, nódulos e descamações. A condição pode estar relacionada a quadros de herpes, dermatite de contato ou seborreica, eczema, impetigo e psoríase. Por isso, ao notar o surgimento de uma erupção, é importante buscar ajuda médica.
Saiba mais: Aprenda como identificar um melanoma: 5 passos simples
5. Ressecamento
Apesar de ser uma ocorrência simples, que em grande parte dos casos significa apenas falta de hidratação, o ressecamento da pele pode ser o sintoma de doenças como diabetes, dermatite atopica, problemas vasculares e distúrbios de tireoide. Causas mais comuns de ressecamento de pele incluem falta de nutrientes, exposição a mudanças bruscas de temperatura e uso de medicamentos específicos.