Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário UNIFAMINAS - Muriaé/MG (2013) e Especialista em Nutrição Clínica e Despor...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O arroz é um ingrediente nutritivo, saboroso, barato e versátil. Popular no Brasil, é comum a dúvida: o arroz se lava ou não? Pois bem, saiba que lavar o arroz pode não ser uma boa ideia, visto que a higienização do grão pode afetar negativamente o resultado final do preparo do alimento.
Leia também: Receitas com arroz: 7 opções baratas e fáceis de fazer
Por que não precisamos lavar o arroz?
Segundo o nutricionista Breno Lozi, por ser um alimento seco, o arroz não possui a capacidade de conduzir bactérias e outros micro-organismos. Por este motivo, a lavagem do ingrediente antes do preparo se torna desnecessária.
“Lavar o arroz pode fazer com que ele perca alguns nutrientes. Além disso, o ponto de ebulição da água em fervura para cozinhar o arroz tem o poder de eliminar qualquer micro-organismo nocivo à saúde”, explica Breno.
Saiba mais: Conheça nove tipos de arroz para colocar no prato
Lavar o arroz faz mal?
Ao ser lavado, o arroz, além de correr risco de ficar grudado em decorrência da perda de amido, tende a perder sua película protetora, ficando mais suscetível à contaminação por bactérias e micro-organismos. Com a higienização, o ingrediente ainda pode perder praticamente todos os seus nutrientes, como ferro, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
Quando o arroz deve ser lavado?
É importante saber diferenciar o que é ou não sinal de que o ingrediente precisa ser higienizado. O pó que o arroz branco solta, por exemplo, costuma ser confundido com sujeira ou resíduo de algum produto químico, mas não passa de partículas do próprio alimento, que se soltam do grão devido ao processo de polimento que ele passa.
Já os tipos de arroz mais processados precisam, sim, ser lavados antes do cozimento. É o caso dos parboilizados, que recebem clarificação, aromatizantes, conservantes e banhos industriais antes de serem embalados.
Leia também: 13 alimentos que não estragam mesmo fora da data de validade