Cynthia Howlett, nutricionista clínica, especialista em Psiconutrição, Nutrição Funcional e Esportiva pela VP Centro de...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Ter um apetite saudável é fundamental para desfrutar de deliciosas refeições e obter os nutrientes necessários. Mas a falta de vontade de comer pode ser um desafio, especialmente, para quem passa por alguma questão emocional. Porém, algumas mudanças de hábito podem ser a chave para abrir o apetite e recuperar o prazer de comer.
Leia também: 12 alimentos para combater a depressão e melhorar o humor
Como melhorar o apetite?
Algumas mudanças simples na rotina podem gerar um impacto positivo no desejo de comer. Dentre elas:
- Praticar atividades físicas que gastem muita energia, como a natação
- Ingerir alimentos ricos em proteínas, como carne magra, peixes, frango e ovos
- Comer alimentos ricos em fibras e gorduras boas
- Diminuir o consumo de cafeína
- Evitar líquidos durante as refeições
- Cuidar da saúde mental e, se necessário, consultar um especialista
Leia também: Quando se preocupar com o estresse excessivo?
O que causa a perda de apetite?
Podem existir diversos motivos para a falta de apetite, mas, geralmente, questões emocionais, como estresse, ansiedade, depressão e luto, são os fatores principais. Excesso de dor também pode afetar o desejo de comer.
“Quando a pessoa para de comer, é um sinal de alerta. Se isso durar muito tempo, pode começar a interferir na saúde. É extremamente importante dar atenção a possíveis transtornos alimentares, como a anorexia”, frisa Cynthia Howlett.
Como deixar a comida mais atrativa?
Deixar as refeições mais atraentes costuma ser uma das estratégias mais efetivas no estímulo do apetite. “Quanto mais colorido e cheiroso o prato, maior será a vontade de comer. Portanto, quando não se tem apetite, o ideal é caprichar no tempero e na variedade de alimentos”, explica a nutricionista.
Quando a falta de apetite é preocupante?
A falta de apetite costuma ser preocupante quando se torna um sintoma rotineiro. O ato de consumir pouca comida por muito tempo pode gerar carência de calorias e nutrientes, interferir na concentração, em todo funcionamento do corpo e, no pior cenário, pode resultar em desnutrição. Portanto, se há pouco apetite com frequência, é recomendado marcar uma consulta médica.
Saiba mais: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição