Géssica Ortiz, nutricionista esportiva do Instituto Nutrindo Ideais, especializada em Nutrição Esportiva pela Universida...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A alimentação possui forte influência na forma como o organismo trabalha. Em pessoas que menstruam, esse fator pode ser percebido pela forma como determinados alimentos impactam nas manifestações características da menstruação.
Um estudo realizado pela The North American Menopause Society apontou que ingredientes e seus componentes podem intensificar cólicas, alterações de humor e até mesmo a retenção de líquido devido a processos inflamatórios e mudanças hormonais.
Por isso, o MinhaVida reuniu 6 alimentos que agravam os sintomas da menstruação e que devem ser evitados por quem busca um ciclo mais tranquilo. Confira!
1. Alimentos ricos em sal
De acordo com Géssica Ortiz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, o consumo de sal em excesso provoca a retenção de líquidos no corpo, piorando a sensação de inchaço característico do período menstrual.
2. Alimentos ricos em gorduras
Fast foods, ingredientes fritos, carne vermelha, margarina e pães no geral podem aumentar a inflamação do corpo e intensificar as cólicas menstruais. “O consumo pode aumentar a produção de prostaglandinas, substâncias químicas que causam contrações uterinas mais intensas e dolorosas”, elucida Géssica.
Saiba mais: 7 alimentos que ajudam a aliviar as cólicas menstruais
3. Cafeína
Alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes, energéticos e chá preto, podem piorar os sintomas emocionais do período menstrual, como as oscilações de humor, ansiedade e nervosismo.
4. Açúcar refinado
Alimentos como bolos e doces com alto teor de açúcar refinado podem agravar os sintomas do período e impactar no volume do fluxo menstrual. “Os açúcares refinados podem causar flutuações nos níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a alterações de humor, irritabilidade e até mesmo dores mais intensas.”, aponta a Ortiz.
5. Laticínios
Leites e derivados podem agravar as cólicas devido à sua composição, informa a nutricionista. “Alguns produtos lácteos contêm hormônios naturais que podem afetar os desequilíbrios hormonais durante o ciclo menstrual, potencialmente piorando as cólicas em algumas pessoas”.
Saiba mais: 4 nutrientes para incluir na dieta durante a menstruação
6. Álcool
A nutricionista aponta que o consumo de álcool em excesso pode gerar um quadro de desidratação e retenção de líquidos, refletindo em maior desconforto durante a menstruação. Além disso, o álcool pode levar a flutuações hormonais e desregular o ciclo.