Médica formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em Dermatologia pela Universidade de Mog...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
As pomadas para frieira são a abordagem mais comum para tratar a proliferação de fungos, especialmente quando a micose é de pequena intensidade. A infecção, também conhecida como pé-de-atleta, normalmente se desenvolve entre os dedos dos pés, provocando sintomas como coceira intensa, ardência, descamação e odor desagradável. Ela também pode afetar as laterais, a sola e outras partes do corpo, como a virilha.
Leia também: 6 tipos de micose de pele e como tratar
Os medicamentos antifúngicos tópicos estão disponíveis nas farmácias sem necessidade de prescrição, mas somente devem ser usados com orientação médica após o diagnóstico. Para te ajudar a entender as principais indicações, o MinhaVida listou 5 pomadas para frieira mais usadas no tratamento.
Ah, mas lembre-se: todos os medicamentos devem ser indicados por um médico e aplicados sob a pele limpa e seca, na região afetada e na área ao redor. Após a aplicação, lave as mãos para prevenir que a infecção não se espalhe pelo corpo ou para outras pessoas.
1. Nitrato de miconazol
O nitrato de miconazol é uma pomada antifúngica que age causando a morte de células do fungo, agindo rapidamente no combate aos sintomas de coceira e odor desagradável. O medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e, embora não existam relatos de problemas específicos relacionados ao uso em gestantes e lactantes, ele só deve ser usado com orientação médica.
2. Clotrimazol
O clotrimazol penetra nas camadas afetadas pelo fungo e provoca danos em sua estrutura, inibindo a sua proliferação. É possível observar alívio nos sintomas logo após as primeiras aplicações do creme. O medicamento não deve ser usado durante o período menstrual e por pessoas com hipersensibilidade ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico ou a outros componentes da formulação.
3. Cetoconazol
O cetoconazol age amenizando a coceira causada pela proliferação de fungos, sendo possível observar alívio dos sintomas, normalmente, após quatro semanas de uso. O medicamento não deve ser usado em caso de alergia ao cetoconazol ou a outros componentes da fórmula. Além disso, não existem riscos conhecidos ao uso do cetoconazol na gravidez ou na amamentação, mas é importante comunicar o médico sobre reações durante o tratamento.
4. Butenafina
A butenafina, que pode ser encontrada com o nome comercial Tefin®, é um antifúngico que age impedindo a proliferação do fungo em aproximadamente seis horas após a aplicação, sendo indicado para micoses superficiais da pele. A pomada é contraindicada para menores de 12 anos e para pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Ela também não deve ser usada na gravidez ou no aleitamento sem orientação médica.
5. Terbinafina
Além de eficaz no tratamento de infecções cutâneas causadas pelo fungo Candida, o cloridrato de terbinafina também é indicado para aliviar os sintomas de frieira, como coceira e odor. Não use o medicamento em crianças abaixo de 12 anos ou se você for alérgico a qualquer um dos componentes do terbinafina. Gestantes e lactantes só podem usá-lo com orientação de um especialista.
Cuidados durante o tratamento de frieira
Além do uso de medicamentos tópicos para conter a infecção fúngica, a dermatologista Priscilla Pereira explica que são necessárias medidas de controle local para amenizar o quadro e prevenir outra infecção, como:
- Manter o pé arejado
- Secar bem o pé (especialmente entre os dedos) após o banho
- Evitar sapatos de borracha fechados, principalmente quem sua muito nos pés
- Lavar muito bem a região entre os dedos dos pés
- Não encerrar o tratamento antes da hora
Para pessoas que apresentam infecções fúngicas com frequência, a especialista recomenda investigar se existe alguma alteração no organismo, como com relação à imunidade (causada por problemas como diabetes) ou da tireoide, por exemplo.
Leia também: 6 pomadas para o tratamento da micose
“Em algumas pessoas, a infecção simplesmente acontece devido a uma queda de imunidade na defesa contra o fungo. O tratamento é recomendado o quanto antes, pois essa infecção, que está localizada em uma área, pode acometer outras regiões”, explica Priscilla.
Referências
ANVISA. NITRATO DE MICONAZOL - creme dermatológico 2020. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/667101?nomeProduto=nitrato-de-miconazol>. Acesso em 29 nov 2023
ANVISA. CLOTRIMAZOL - creme dermatológico 2015. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/70260?nomeProduto=CLOTRIMAZOL>. Acesso em 29 nov 2023
ANVISA. Cetoconazol - creme dermatológico 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1757?nomeProduto=cetoconazol>. Acesso em 29 nov 2023
ANVISA. TEFIN (cloridrato de butenafina) - creme dermatológico 2018. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/403789?nomeProduto=TEFIN>. Acesso em 29 nov 2023
ANVISA. CLORIDRATO DE TERBINAFINA - creme dermatológico 2016. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/522628?nomeProduto=CLORIDRATO-DE-TERBINAFINA>. Acesso em 29 nov 2023