Diretor Técnico da Dental Beauty - Formado em 1983 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com mais de 40 anos de...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iSe em algum momento já surgiu a dúvida sobre dividir ou não as escovas de dentes, o dentista Walter Solter explica que não é correto compartilhar o item. Mesmo que você a esqueça, o ideal é evitar pegar a escova de outra pessoa, mesmo que apenas uma vez.
“A principal razão é a transmissão de bactérias e patógenos (organismos que são capazes de causar doença) presentes na boca. Cada pessoa tem uma microbiota bucal única e compartilhar escovas de dentes pode levar à transferência de germes, aumentando o risco de infecções”, esclarece o especialista.
Saiba mais: Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã: qual o certo?
Quais os riscos de dividir a escova de dente?
Os riscos de compartilhar a escova de dente incluem a possibilidade de transmitir cáries, gengivite e até mesmo infecções mais graves, como herpes labial. Além disso, o contato direto com a saliva de outra pessoa pode expor a uma variedade de bactérias e vírus.
Segundo o dentista, se você esquecer sua escova de dentes, você pode usar o dedo e uma pequena quantidade de pasta dental para fazer uma limpeza suave dos dentes e gengivas.
“Vale lembrar que essa solução é temporária e não deve ser adotada regularmente. A melhor prática é sempre ter uma escova de dentes de reserva ou adquirir uma nova quando esquecer a sua”, alerta.
Saiba mais: Saúde bucal: erros aos escovar os dentes prejudicam a higiene
Como cuidar melhor da sua escova de dentes
Para manter sua saúde bucal e evitar riscos relacionados ao compartilhamento de escovas de dentes, aqui estão algumas dicas para cuidar melhor da sua escova, conforme o especialista:
- Enxágue sua escova de dentes após o uso para remover os resíduos de pasta dental e saliva
- Armazene a escova de dentes em posição vertical, de modo que as cerdas possam secar adequadamente ao ar
- Evite cobrir a escova de dentes, pois a umidade pode favorecer o crescimento de bactérias
- Troque sua escova de dentes a cada 3 ou 4 meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas
- Não compartilhe sua escova de dentes com outras pessoas, mesmo membros da família
Saiba mais: Aprenda a escovar os dentes de bebês e crianças