Médica ortopedista e traumatologista especializada em tornozelo, pé e doenças do osso. É chefe do Grupo de Medicina e Ci...
iQuem tem pré-adolescentes em casa provavelmente já ouviu a pergunta: quando é que se pode começar a usar sapato de salto alto? Para saber o que responder e decidir autorizar ou não, é preciso entender o impacto do uso do salto alto para o desenvolvimento do corpo.
O uso do salto alto faz uma transmissão da carga que se distribuiria de forma uniforme pelo pé, concentrando mais peso na parte do antepé. A partir de 3 centímetros, que seria o equivalente a 2 dedos de salto, já existe uma transferência do peso que estaria apoiado no calcanhar para a parte da frente do pé, chamada de antepé.
Logo, já se pode considerar que o salto é alto quando tem mais de 3 centímetros, pois é quando começa a provocar essa distribuição assimétrica das cargas. Quando o salto passa de 6 centímetros, há uma concentração de cerca de 90% do peso do corpo apoiado somente na parte da frente do pé - e um impacto ainda maior.
Leia também: Dor do crescimento: sintomas e como aliviar
Fase de crescimento: salto de no máximo três centímetros
É por essa razão que o uso de saltos que excedam 3 centímetros deve ser evitado por crianças e jovens que ainda tenham placas de crescimento (áreas de cartilagem nos ossos que permitem que eles cresçam até que se atinja a altura total). Essas placas de crescimento se fecham perto do tempo da maturidade esquelética dos adolescentes e, nas meninas, acontece perto da menarca (primeira menstruação), por volta de 12 a 14 anos.
Logo, antes disso é altamente desaconselhável o uso de salto alto. Depois dessa idade, é importante que o uso seja parcimonioso e consciente. O salto alto não vai provocar deformidades, mas vai trazer sobrecarga às placas de crescimento e aos pés.
Saiba mais: Exercícios que aliviam as dores causadas pelo salto