A Dra. Hevelyn Mendes é formada em Medicina pela Universidade de Votuporanga de São Paulo. Especializou-se em medicina d...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é foliculite?
A foliculite profunda é uma condição de pele que vai além da simples irritação dos folículos pilosos. Segundo a dermatologista Hevelyn Mendes, ela ocorre quando há uma infecção bacteriana ou fúngica mais intensa, atingindo camadas mais profundas da pele ao redor dos folículos.
“Geralmente, a foliculite profunda começa com a inflamação dos folículos causada por bactérias, como o Staphylococcus aureus. Quando essa inflamação não é controlada, ela pode se aprofundar na pele, resultando em nódulos ou caroços dolorosos e, em casos mais graves, a abscessos cheios de pus”, explica a especialista.
Além da foliculite na virilha, as áreas mais afetadas pela foliculite profunda são aquelas onde os folículos são mais densos, como axilas e nádegas. No entanto, ela pode ocorrer em qualquer área do corpo onde haja pelos. Vale ressaltar que o uso de roupas apertadas, depilação excessiva e pele oleosa podem predispor ao desenvolvimento dessa condição.
Como tratar a foliculite profunda?
O tratamento para foliculite profunda envolve uma série de abordagens multifacetadas que podem variar de caso a caso, mas no geral agregam desde o uso de medicamentos até os cuidados com a pele. São eles:
- Uso de antibióticos orais ou tópicos prescritos por orientação médica para combater a infecção
- Drenagem de abscessos em casos mais graves
- Evitar roupas apertadas
- Manter a pele limpa
Além disso, a especialista alerta que as receitas caseiras para foliculite não substituem tratamentos médicos, mas compressas quentes com água salgada podem ajudar a aliviar a dor e promover a drenagem.
“Por isso, é essencial buscar orientação médica para determinar a melhor abordagem, uma vez que a foliculite profunda pode exigir intervenções mais específicas e, em alguns casos, procedimentos médicos, como nos casos de depilação a laser, que elimina a maior parte dos pelos e diminui sua espessura para evitar problemas inflamatórios”, finaliza a dermatologista.