Dermatologista da Clínica Dr. Otávio Macedo & Associados, de São Paulo. Graduado em Medicina pela Universidade Estad...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A foliculite é uma inflamação do folículo piloso, base dos pelos que nascem em todo o corpo. Esse processo inflamatório pode ser causado por transpiração excessiva, uso de roupas muito justas, excesso de sebo na pele, lesões e infecção pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo).
Os sintomas da foliculite podem ser erroneamente associados a condições como a acne, atrasando o diagnóstico e o tratamento correto da inflamação. Entenda se é possível identificar sintomas de foliculite e quando buscar ajuda médica.
É possível identificar sintomas de foliculite?
De acordo com o dermatologista Bruno Lages, é possível identificar a foliculite e diferenciá-la observando o aspecto das lesões e alterações da pele.
“A foliculite pode ter sintomas superficiais ou profundos. O superficial pode ser confundido com acne, já que o sinal mais comum é uma pequena protuberância vermelha ao redor do folículo piloso, com ou sem pus na lesão, formando as pústulas”, orienta.
Saiba mais: O que é foliculite profunda? Quais as áreas mais afetadas?
Outros sintomas de foliculite comuns são:
- Coceira na pele
- Vermelhidão e inchaço no local
- Sensibilidade
A foliculite pode acometer axilas, virilha, nádega e couro cabeludo, outro fator de diferença da acne. “As espinhas são causadas por alterações hormonais ou excesso de óleo na pele, bactérias e inflamação dos poros, localizados mais comumente na face, no peito, nos ombros e nas costas”, indica o dermatologista.
No caso do herpes, suas lesões surgem agrupadas e com sintomas como queimação na pele e febre. “Elas podem se romper e formar úlceras abertas, sendo comum nos lábios (herpes labial, do tipo 1) ou genitais (herpes genital, do tipo 2)”, explica Lages.
Quando buscar ajuda médica?
É importante buscar ajuda médica caso a foliculite se torne persistente ou apresente sintomas como nódulos de pus, inchaço, dor no local, formação de cicatrizes e destruição do folículo.
Saiba mais: Casos de foliculite aumentam no verão: saiba como tratar e prevenir
“A inflamação pode atingir a camada mais profunda da pele (derme), formar furúnculos (quando há aumento do abscesso com aspecto macio e esponjoso ao toque), ou causar celulite (comum na mão e perna, acompanhado por sintomas de vermelhidão, inchaço, dor, sensibilidade e a área afetada fica quente, com ou sem formação de bolsas de líquidos)”, adverte o dermatologista.