Graduação em Fisioterapia pela PUC-Campinas. Especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética (formato de residência m...
iA disfunção temporomandibular (DTM) é uma condição que afeta a articulação da mandíbula, responsável pela abertura e fechamento da boca. Essa disfunção pode causar uma série de sintomas desconfortáveis e afetar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com ela. A questão é que os principais sintomas da disfunção podem se confundir com o de outras doenças, como a enxaqueca.
Para entender melhor, os sinais mais preponderantes da disfunção temporomandibular são dor na mandíbula ao mastigar, falar ou abrir a boca, dificuldade em abrir a boca completamente, sensação de que a mandíbula está travada ou deslocando, estalos, ranger ou estalidos na articulação, dor de cabeça e dor de ouvido.
Por essa semelhança com outras questões de saúde, o diagnóstico de DTM a partir dos sintomas pode ser ainda mais desafiador. Algumas doenças que podem apresentar sintomas semelhantes à DTM são:
- Doenças reumáticas;
- Enxaqueca;
- Sinusite;
- Otite;
- Neuralgia do trigêmeo.
Portanto, é imprescindível que o paciente seja avaliado por um profissional de saúde capacitado para garantir um diagnóstico correto e um tratamento adequado.
Fisioterapia é aliada no tratamento
O tratamento da DTM pode ser realizado de diversas maneiras. Uma das opções é a fisioterapia, que se mostra eficaz no alívio da dor e na melhora da função da articulação. O fisioterapeuta utiliza técnicas específicas para relaxar os músculos afetados, reduzir a inflamação e restabelecer o equilíbrio da musculatura da região.
Cada caso é único e requer um plano de tratamento específico, que pode incluir terapias manuais, exercícios específicos, alongamentos, uso de aparelhos de contenção e orientações em relação à postura, bem como de hábitos alimentares.
É importante ressaltar a importância de um diagnóstico preciso e individualizado, realizado por um profissional capacitado, para garantir um tratamento adequado e evitar confusões com outras doenças.
Leia mais: Bruxismo: o que é, sintomas e tratamento