Veridiana Sass Veiga Roque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) em Macaé/RJ.Nutricionista, pós...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
No verão é comum o desejo por uma pele estonteante e bronzeada para exibir nas idas à piscina ou à praia, não é? Pois saiba que os alimentos têm papel importante nesse processo. Segundo Veridiana Sass, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, alimentos ricos em betacaroteno podem favorecer o bronzeado.
“O segredo está em realizar uma alimentação bem colorida, uma vez que, o betacaroteno é responsável por dar coloração amarela, vermelha e laranja para as frutas, legumes e verduras onde está concentrado”, destaca.
Leia também: Pode lavar alimentos com água sanitária? Nutricionista responde!
Alimentos que potencializam o bronzeado
Frutas, legumes e verduras ricas em betacaroteno são excelentes meios de potencializar o bronzeado de forma natural e saudável.
A nutricionista lista os mais eficazes:
- Cenoura
- Mamão
- Acerola
- Pêssego
- Manga
- Melancia
- Melão
- Abóbora
- Espinafre
Benefícios do betacaroteno
O betacaroteno, pigmento responsável pela coloração amarela, laranja e vermelha desses alimentos, possui moléculas pró-vitamina A, que estimulam a produção de melanina, favorecendo o bronzeado prolongado e contribuindo para a proteção da pele.
“Além de auxiliar no bronzeado, devido às suas propriedades antioxidantes, o betacaroteno desempenha papéis importantes contra o estresse oxidativo e a inflamação. Uma alimentação rica em betacarotenos previne danos celulares e envelhecimento prematuro da pele”, esclarece Veridiana.
Leia também: Quais alimentos podem ser congelados sem perder nutrientes?
Existem alimentos que atrapalham o bronzeamento?
Embora não existam alimentos contraindicados para quem deseja se bronzear, é fundamental destacar que a qualidade da alimentação desempenha um papel significativo na saúde da pele.
Portanto, manter a hidratação, juntamente a hábitos alimentares equilibrados, ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, contribui não apenas para a beleza, mas também para a saúde da pele em longo prazo.
Saiba: Alimentos que ajudam (ou atrapalham) a cicatrização da pele