Dra. Kelly Pico é uma médica especialista em dermatologia estética com mais de 22 anos de experiência na medicina. Ela o...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iQuando há atrito na parte interna entre as coxas, especialmente durante o verão ou em atividades físicas, a pele pode ficar irritada ou inflamada. Segundo a dermatologista Kelly Pico, isso ocorre porque a fricção provoca o atrito entre as camadas superficiais da pele, resultando em danos a essa barreira e desencadeando uma resposta inflamatória.
“O suor em excesso na região pode causar desconforto, dor e coceira, além de piorar a irritação e a inflamação da pele, prolongando a duração das assaduras. Nesse caso, é importante consultar um especialista em dermatologia que poderá recomendar o uso de medicamentos tópicos, como cremes ou pomadas contendo corticosteroides para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas”, explica a médica.
Além disso, as assaduras também podem ocasionar manchas temporárias na pele, que são resultado da irritação e inflamação nas coxas. Para clareá-las, é importante tratar adequadamente a região afetada.
Saiba mais: Coceira na perna ao correr é normal? Saiba o que pode ser
Pensando nisso, o MinhaVida separou algumas medidas específicas que ajudarão a evitar e tratar as assaduras nas coxas. Confira:
1. Mantenha a pele limpa e seca
É importante lavar suavemente a área com água e um sabonete suave e, em seguida, secar completamente a pele, especialmente entre as coxas, após o banho ou qualquer atividade que cause transpiração excessiva.
2. Evite roupas justas ou ásperas
Opte por roupas leves, folgadas e feitas de tecidos respiráveis, como algodão, que permitem a circulação do ar e reduzem a fricção entre as coxas. A depender da ocasião, uma boa dica é adotar o uso de short de algodão por baixo do vestido ou saia.
3. Use talco ou produtos antifricção
Para reduzir o atrito, a fricção e a umidade, é interessante aplicar talco ou um produto antifricção, como cremes ou pomadas (nistatina + óxido de zinco), na área das coxas, formando uma camada protetora.
4. Faça pausas durante atividades físicas
Ao realizar atividades que envolvem movimentos repetitivos das pernas, é importante fazer pausas regulares para permitir que a pele respire. Além disso, é aconselhável carregar um paninho ou secar bem a região durante os exercícios.
Saiba mais: 8 dicas para lidar com o suor durante o exercício físico
5. Evite coçar ou esfregar a área afetada
Por mais difícil e tentador que seja, é importante evitar coçar ou esfregar a área afetada, já que isso pode piorar a inflamação e agravar os sintomas. Uma boa dica para que isso não aconteça é manter as unhas curtas e evitar qualquer ação que possa irritar ainda mais a pele, como o uso de cosméticos na região.
6. Aplique compressas frias
Outra medida importante que pode ser adotada para aliviar a sensação de queimação e reduzir a inflamação é aplicar compressas frias feitas com uma toalha umedecida em água fria ou usando bolsas de gel resfriadas na área afetada. Basta aplicar suavemente sobre a pele e deixar agir por alguns minutos.
7. Utilize protetor solar nas assaduras
Para clarear e proteger as manchas ocasionadas pela assadura, é recomendado evitar a exposição solar direta na região, além de usar protetor solar para prevenir o escurecimento do local. Caso as manchas persistam, é indicado o acompanhamento de um especialista para avaliação e tratamento adequado.
Saiba mais: 7 passos para aplicar o protetor solar corretamente