Roberto Gamarano - Cirurgião Dentista formado pela UFMG, Especialista em Prótese e Reabilitação Oral, Pós-graduado em Ci...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A dor de dente é um sintoma bastante incômodo e que pode dificultar diversas tarefas do dia a dia, como comer, falar ou beber líquidos quentes ou muito gelados. Além disso, é um sinal de que algo não vai bem na saúde bucal, podendo indicar cáries e inflamações.
Remédios analgésicos e anti-inflamatórios são normalmente usados no tratamento. Mas qual usar? O dentista é o profissional que poderá indicar a melhor solução para o seu caso, dando o diagnóstico e indicando o tratamento adequado.
“Na grande maioria das situações a eliminação da dor só ocorre após a intervenção clínica do dentista no dente que está doendo e a medicação vai ser indicada após esses procedimentos para conforto e para o combate às infecções bacterianas”, enfatiza Roberto Gamarano, cirurgião dentista e sócio proprietário da Clínica Odontológica Santé.
De maneira geral, as opções de remédio para dor de dente que ajudam a aliviar o sintoma são:
1. Ácido Acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico é um analgésico e anti-inflamatório indicado para o alívio da dor de dente leve a moderada. Ele atua inibindo a formação de substâncias mensageiras da dor.
A dosagem recomendada para adultos é de um a dois comprimidos de 500 mg a cada quatro a oito horas, após a alimentação, não excedendo o limite de oito comprimidos por dia. Para crianças a partir de 12 anos, a dosagem é de um comprimido, a cada quatro a oito horas, não excedendo o limite de três comprimidos por dia.
2. Diclofenaco sódico
O diclofenaco sódico é um anti-inflamatório e ajuda a aliviar os sintomas de inflamações na gengiva, o que pode levar à dor de dente. Ele pode, inclusive, ser usado para reduzir a dor e o inchaço após procedimentos cirúrgicos. O medicamento deve ser tomado antes das refeições ou em jejum. Em adultos, a dose diária é de dois a três comprimidos por dia.
3. Dipirona monoidratada
A dipirona monoidratada é um medicamento analgésico que pode ser usado como remédio para dor de dente, já que atua no tratamento da dor. Seu efeito é rápido, podendo ser sentido em 30 a 60 minutos após o uso. A dosagem diária é:
- Comprimidos de 500 mg: adultos e adolescentes acima de 15 anos devem tomar de um a dois comprimidos até quatro vezes ao dia
- Comprimidos de 1g: adultos e adolescentes acima de 15 anos devem tomar de meio a um comprimido até quatro vezes ao dia
4. Ibuprofeno
O ibuprofeno é um analgésico que atua contra a dor, também de rápida ação: de 15 a 30 minutos após sua administração oral. Em comprimidos de 600 mg, a dose recomendada é de três a quatro vezes por dia para adultos.
5. Naproxeno
O naproxeno é um medicamento anti-inflamatório com ação analgésica, indicado para o alívio da dor, incluindo a dor de dente. Ele atua inibindo a síntese de prostaglandinas, substâncias que estão envolvidas no processo da dor e da inflamação. A dosagem recomendada é:
- Comprimidos de 250 mg: um comprimido, uma a duas vezes por dia
- Comprimidos de 500 mg: um comprimido, uma vez por dia
6. Paracetamol
O paracetamol é um medicamento indicado para o alívio temporário de dores leves a moderadas, como a dor de dente. Ele atua reduzindo a sensibilidade para a dor, com o efeito iniciando de 15 a 30 minutos após a administração oral. A dosagem recomendada de paracetamol é de um comprimido de 750 mg, de três a cinco vezes ao dia, não excedendo cinco comprimidos em um mesmo dia.
O que causa a dor de dente e como tratar o sintoma?
A dor no dente pode ser causada por diferentes fatores. Por isso, é muito importante buscar ajuda de um dentista para avaliar o que está acontecendo e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Entre as causas mais comuns, estão:
- Cáries extensas
- Tratamento de canal com intercorrência
- Problemas na gengiva
- Sisos inflamados
- Infecção na gengiva
- Traumas
- Abscessos
- Desgaste do esmalte dentário
Após a avaliação do dentista, poderão ser realizados procedimentos para tratar a causa, além de serem receitados os melhores remédios para dor de dente para cada caso. Em situações mais graves, pode ser necessária a extração do dente.
“A dor de dente não é o principal motivo para extração dentária. Muitas vezes o paciente está sentindo dor, mas ainda tem uma boa estrutura dental e isso é primordial para a decisão de manter esse dente na boca”, afirma Roberto.
Porém, em casos de cárie dentária muito extensa, que compromete a estrutura do dente, e de problemas gengivais que causam perda óssea, má formação dentária, fratura extensa de coroa, insucesso no tratamento de canal, entre outros, a extração pode ser necessária.
Referências:
Ácido Acetilsalicílico. [Bula]. São Bernardo do Campo, São Paulo: EMS S/A. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=102350508>. Acesso em: 5 jan. 2024
Diclofenaco sódico. [Bula]. Minas Gerais: CIMED INDUSTRIA S.A. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=143810172>. Acesso em: 5 jan. 2024
Dipirona monoidratada. [Bula]. São Paulo. Sanofi Medley Farmacêutica LTDA. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351679903201454/?cnpj=10588595001092&nomeProduto=Dipirona>. Acesso em: 5 jan. 2024.
Ibuprofeno. [Bula]. Paraná: Prati Donaduzzi & Cia LTDA. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351410239200639/?cnpj=73856593000166&nomeProduto=Ibuprofeno>. Acesso em: 5 jan. 2024.
Naproxeno. [Bula]. Goiânia. Laboratório Teuto Brasileiro S/A. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351016190200389/?nomeProduto=Naproxeno>. Acesso em: 5 jan. 2024.
Paracetamol. [Bula]. São Paulo. EMS S/A. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351240246201639/>. Acesso em: 5 jan. 2024.