Débora Cunha é médica dermatologista e possui mesidência médica em dermatologia no HUB/UNB. Possui graduação em medicina...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
As rugas na testa são totalmente naturais e podem surgir no rosto de qualquer pessoa, independente de sexo, etnia ou idade. No entanto, apesar de comum, o aprofundamento dessas marcas tende a ser mais visível durante o processo de envelhecimento.
Porém, existem alguns outros fatores que podem impulsionar o desenvolvimento das rugas na testa. Continue lendo para entender!
Leia também: 8 alimentos que previnem as linhas de expressão
O que causa rugas na testa?
As rugas na testa são frequentemente causadas pela redução da elasticidade da pele devido à diminuição da produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para manter a pele firme e flexível, conforme explica Débora Cunha, dermatologista no Hospital Brasília Unidade Águas Claras, da rede Dasa.
Porém, vários fatores estão envolvidos. “Elas são causadas, muitas vezes, por contrações musculares repetitivas, como franzir a testa”, explica a médica. Débora lista alguns dos fatores determinantes para o desenvolvimento de rugas na testa. São eles:
- Tabagismo
- Poluição
- Expressões faciais repetitivas
- Exposição solar excessiva
- Pouca ingestão de água
- Dieta desequilibrada (alimentos processados, ricos em açúcar e/ou sódio)
- Genética
Leia também: Uso de telas envelhece a pele? Conheça os danos da luz azul e como se proteger
Como acabar com as rugas na testa?
Existem diversas maneiras de diminuir ou prevenir rugas na testa, sendo a aplicação de toxina botulínica uma das opções mais eficazes. Essa técnica trabalha na redução da contração muscular, que faz com que haja um relaxamento temporário dos músculos e, por consequência, a suavização das linhas de expressão na testa.
“É crucial que o procedimento seja realizado por um profissional qualificado, como um dermatologista, para garantir a segurança e a eficácia do tratamento. A aplicação do botox exige precisão para evitar resultados indesejados, como assimetria facial”, orienta a dermatologista.
Outros meios de minimizar as rugas faciais envolvem o uso de óculos de sol, boa hidratação da pele, uso regular do protetor solar e alimentação rica em antioxidantes. “Essas práticas combinadas podem auxiliar na preservação da elasticidade e na prevenção do envelhecimento precoce da pele”.
Saiba mais: 6 dúvidas comuns sobre a pele oleosa