Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes (2012), fazendo especialização na Irmandade Santa C...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Quando pegamos uma infecção, como gripe, resfriados ou infecções bacterianas, é comum sentirmos mal-estar e o corpo quente. Logo pegamos o termômetro e medimos a temperatura corporal. Porém, nem sempre é fácil interpretar o resultado que está ali: será que 37 graus é febre ou “estado febril”? Quando é preciso se preocupar com a temperatura?
A condição é uma resposta natural do organismo para combater o agente infeccioso, já que muitos microrganismos não sobrevivem às altas temperaturas. Mas dúvidas como as citadas acima são comuns. Pensando nisso, o MinhaVida preparou o conteúdo a seguir explicando a partir de quantos graus é considerado febre e como aliviar o sintoma. Confira!.
Afinal, quando é considerado febre?
De acordo com Thiago Piccirillo, clínico geral na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a temperatura axilar (medida pela axila) é considerada febre quando atinge 37,8 ºC. Uma temperatura entre esse valor e 37,2 ºC pode ser considerado o “estado febril”.
“No entanto, vale ressaltar que a temperatura normal pode variar de pessoa para pessoa e qualquer valor acima de 38 ºC é considerado febre”, explica. Já a febre é considerada alta quando atinge patamares como 39 ºC e 40 ºC.
Quando a febre é preocupante?
Inicialmente, a febre não é um sintoma preocupante e nem prejudicial à saúde, pois é um processo natural do organismo para combater uma infecção. No entanto, ela vem acompanhada de outros sintomas que podem causar desconforto, como:
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Fadiga
- Desidratação
- Fraqueza
- Tremores
Por outro lado, quando os sintomas de febre são mais graves e a temperatura corporal está muito alta, pode ser necessário buscar ajuda médica. “Sintomas como dificuldade respiratória, dor intensa, confusão mental e febre acima de 40 ºC são indicativos para buscar atendimento médico”, ressalta Thiago.
O especialista também alerta que é importante manter uma atenção redobrada no caso de febre em bebês com menos de três meses de idade. Assim como para os adultos, é considerado febre quando a temperatura atinge 37,8 ºC.
Vale lembrar que febre alta, tanto em adultos, quanto em crianças, pode levar a sintomas graves, como alucinações, confusão mental, irritabilidade e, em alguns casos, convulsão.
Como diminuir a febre rapidamente? Veja as principais dicas!
Apesar de ser natural, a febre pode ser bastante incômoda, principalmente pelos sintomas que a acompanham. Por isso, é interessante saber como baixar a febre para reduzir esse desconforto e quais métodos são eficazes para normalizar a temperatura.
“O uso de antitérmicos (medicamentos que baixam a febre) é recomendado para alívio do desconforto associado à febre, especialmente quando a temperatura está alta ou quando há sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, entre outros”, explica Thiago.
Entre os antitérmicos mais comuns estão o Paracetamol, o Ibuprofeno e o Dipirona. Além desses medicamentos, outras medidas de autocuidado são importantes para regular a temperatura corporal, como:
- Beber bastante líquido
- Repousar
- Vestir roupas leves
- Utilizar compressas frias
- Evitar ambientes quentes
“É importante lembrar que essas informações são de natureza geral e, em caso de dúvidas ou situações específicas, é sempre recomendável buscar orientação médica adequada”, ressalta o clínico geral.