Veridiana Sass Veiga Roque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) em Macaé/RJ.Nutricionista, pós...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A chia se tornou um ingrediente essencial para quem busca perder peso ou tornar a alimentação mais saudável. A semente é intitulada como um superalimento graças ao seu alto valor nutricional, já que é rica em fibras, minerais e propriedades antioxidantes. Entenda mais para que serve a chia, seus benefícios à saúde e como adicioná-la nas refeições.
Para que serve a chia?
A chia traz em sua composição ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega-3, aminoácidos, fibras e proteínas. Possui minerais importantes como fósforo, cálcio, potássio, magnésio, além de vitaminas do complexo B, como vitamina B1, B2 e B3. Essas propriedades promovem diversos benefícios à saúde, como explica Veridiana Sass, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Saiba mais: 13 motivos para consumir chia, a semente da vez
“Devido ao alto valor nutritivo, o consumo das sementes da chia promove efeitos positivos para saúde como ação anti-inflamatória, efeitos hipotensores e hipoglicêmicos”, informa. Dessa forma, alguns dos benefícios da chia são:
- Ajuda na perda de peso pois promove saciedade
- Favorece o funcionamento do sistema digestivo
- Evita a prisão de ventre
- Ajuda no controle da glicemia
- Atua na prevenção da obesidade, hipertensão, artrite e doenças cardiovasculares
- Favorece o ganho de massa muscular
- Ajuda a reduzir o triglicerídeos e os niveis de colesterol
- Fortalece a saúde óssea
Como incluir a chia na alimentação?
A especialista explica que a forma mais comum de consumo da chia é com as sementes inteiras, mas também é possível consumi-las trituradas, em pó ou em óleo. “Pode ser consumida com frutas, adicionada no mingau, massa de panquecas, pães e bolos, vitaminas, sucos, iogurtes, saladas e sopas”, indica Veridiana.
Outra forma de consumo é hidratar a chia, deixando de molho na água por 30 minutos. Após esse período, as sementes formam um gel que pode ser consumido puro ou adicionado em receitas para dar consistência. “Em algumas receitas o gel de chia é usado para substituir os ovos ou engrossar molhos”, sugere a nutricionista.
Saiba mais: Estas cinco SEMENTES te oferecem mais cálcio que um copo de leite
Confira algumas receitas com chia que já saíram no MinhaVida: