Médica Pediatra Neonatologista, especialista em bebês prematuros e primeira infância. Realizou graduação em Pouso Alegr...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA febre é uma defesa natural do organismo e pode ser acompanhada de uma infecção viral ou bacteriana. Em crianças, a febre pode ser causada por gripes, resfriados, infecções no ouvido, pneumonia, sinusite, entre outros. Segundo a pediatra, Andréa Patente, os pais devem buscar ajuda médica quando a febre em criança se torna de difícil controle.
“É importante investigar o que está por trás do aumento da temperatura corporal e buscar ajuda médica imediata quando a criança apresentar o quadro mesmo tomando os medicamentos indicados ou quando sua duração for maior que três dias, sem outros sintomas assossiados”, explica a especialista.
Saiba mais: Febre em adultos e crianças: quando procurar o médico?
É considerado febre em criança quando há o aumento da temperatura corporal maior ou igual a 37,8º, algo que pode ser acompanhado de calafrio, desidratação ou sonolência. De acordo com a pediatra, a ajuda médica é indispensável caso a criança apresente febre com até três meses de vida, igual ou maior que 39,4º, sintomas de desidratação intensa, gemência, dor no peito ou dificuldade para respirar, vômito, diarreia ou dor abdominal.
Como baixar a febre de criança?
O tratamento para baixar a febre em crianças pode ser feito com o uso de medicamentos antitérmicos indicados pelo pediatra. Os mais utilizados incluem o Paracetamol, Dipirona e Ibuprofeno, mas é importante estar atento às restrições de idade.
- Menores de 6 meses: Paracetamol
- Maiores de 6 meses: Paracetamol ou Dipirona
- Maiores de 12 meses: Paracetamol ou Dipirona ou Ibuprofeno
Saiba mais: Remédios comuns contra febre podem causar danos renais em crianças
Além das opções medicamentosas, compressas feitas com água fria ou morna na testa da criança podem ser associadas ao uso dos remédios. Outra dica para baixar a febre é manter o ambiente ventilado, utilizar roupas leves e ingerir bastante líquido para evitar a desidratação. Banhos mornos e repouso também podem contribuir para a melhora da febre. Se os sintomas persistirem, vá ao consultório médico mais próximo.
Saiba mais: Febre em bebês: como baixar e quando se preocupar