Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Com experiência de mais de 20 anos, atua com métodos modernos de atendimento, co...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iAfinal, grávida pode fazer extensão de cílios? A verdade é que, para as grávidas que tinham o costume de fazer procedimentos estéticos, a gestão pode ser um período de mudança de hábitos. Muitos produtos químicos usados em salões e clínicas de estética podem ser tóxicos, o que exige a suspensão imediata do uso.
Falamos com Mariana Rosário, ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein, para responder se, afinal, grávida pode fazer extensão de cílios.
Saiba mais: Teste de gravidez: como fazer e como é um exame positivo
Grávida pode fazer extensão de cílios? Obstetra explica
Segundo a ginecologista e obstetra Mariana Rosário, a extensão de cílios na gravidez vai depender dos tipos de produto usados no processo. Ou seja, a qualidade dos cílios e a formulação da cola usada na extensão.
“Depende muito do tipo de fio e de cola usados. Existem fios naturais e colas com menos componentes tóxicos, que podem ser usados com mais tranquilidade”, afirma.
A médica explica que existem colas que contêm componentes que podem ser tóxicos para o bebê. “O metil cianoacrilato é um dos componentes que não deve ser usado na gestação”, destaca.
Ou seja, o uso de extensão de cílios na gravidez não é totalmente proibido, porém, é preciso garantir que nenhum dos produtos usados no procedimento contenha componentes tóxicos para o bebê.
Extensão de cílios na gravidez: consulte seu obstetra
Antes de fazer extensão de cílios - ou qualquer outro procedimento estético - na gravidez, é indicado consultar o seu obstetra no pré-natal. Uma recomendação é perguntar para a sua extensionista de cílios (ou lash designer) o nome e a marca da cola usada e levar para o obstetra.
Como a fórmula dos produtos normalmente contém nomes de substâncias que não são muito conhecidas ou fáceis de compreender, o médico é a pessoa mais indicada para avaliar os componentes e liberar ou não o uso. Não é indicado fazer essa avaliação por conta própria.
Saiba mais: Enxaqueca na gravidez: sintomas, causas e como aliviar
Procedimentos estéticos que grávidas não podem fazer
Enquanto a resposta para a pergunta “grávida pode fazer extensão de cílios” é “depende”, para alguns outros procedimentos a resposta é um sonoro “não”.
De acordo com a Mariana Rosário, esses são os principais procedimentos a serem evitados na gravidez:
- Botox
- Preenchimento (labial, facial)
- Peelings químicos
- Tratamentos com laser
O botox e o preenchimento labial não são recomendados pelos médicos porque ainda não se sabe até que ponto as substâncias usadas podem colocar o feto em risco. Por outro lado, o peeling químico é um procedimento feito com ácidos com alto poder de penetração na pele, o que pode afetar o desenvolvimento do feto.
Já os tratamentos a laser não são indicados para grávidas por razões similares às do botox e do preenchimento: ainda não existem estudos que comprovem que esses procedimentos são 100% seguros para o bebê. Ou seja, o risco é desconhecido. Por isso, deve ser evitado.
Além disso, a pele da mulher gestante é mais sensível, propensa ao melasma, e tratamentos a laser nessa fase podem causar manchas e outros resultados insatisfatórios.