Nutricionista Esportivo, formado em Nutrição pela FMU em 2019. Pós-graduado em Nutrição Esportiva (CEFIT); Nutrição Apli...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A maioria dos casos de esteatose hepática não alcoólica, conhecida como gordura no fígado, está associada à obesidade, ao colesterol e a triglicerídeos altos. Por isso, o tratamento envolve uma dieta saudável e atividades físicas, mas chás para gordura no fígado também podem contribuir.
Isso ocorre devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dessas bebidas, que ajudam a manter a função hepática e protegem o fígado contra danos celulares, amenizando a inflamação. Contudo, lembre-se que eles servem apenas para complementar o tratamento prescrito pelo médico!
Conheça algumas opções de chá para gordura no fígado e como prepará-los!
1. Chá verde
O chá verde contém compostos antioxidantes, como os polifenois, capazes de eliminar toxinas e radicais livres. Isso diminui o estresse oxidativo e o colesterol alto, fatores que contribuem para o quadro de gordura no fígado. Ele pode ser consumido de três a quatro xícaras por dia ou conforme orientação médica.
Como preparar: adicione uma colher (de chá) de folhas de chá verde em uma xícara de água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, basta coar e beber.
2. Chá de alcachofra
O chá de alcachofra também se destaca pelos compostos antioxidantes, como a cinarina, que ajudam a proteger o fígado dos danos provocados pelos radicais livres e diminuem o risco de acúmulo de gordura no órgão. O recomendado é consumir até três xícaras por dia ou de acordo com indicação do médico.
Como preparar: adicione uma colher (de sobremesa) de folhas secas de alcachofra em uma chaleira com água fervente. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Depois, basta coar e consumir.
3. Chá de cardo-mariano
Assim como o chá de alcachofra, o chá de cardo-mariano possui compostos antioxidantes, como a silimarina, que está relacionada à diminuição da progressão de doenças hepáticas e de inflamação — o que torna ele um aliado durante o tratamento de gordura no fígado.
Os compostos do chá também são capazes de eliminar toxinas e radicais livres, ajudando a diminuir o estresse oxidativo e a manter o organismo em equilíbrio, de acordo com Phillipe Rios, nutricionista da Clínica Annavoig, O recomendado é consumir até quatro xícaras por dia, antes das refeições, ou de acordo com orientação do médico.
Como preparar: adicione uma colher (de chá) de frutos do cardo mariano em uma xícara com água fervente. Deixe descansar por 10 a 15 minutos e, em seguida, basta coar e beber.
4. Chá de boldo
O chá de boldo é rico em compostos que auxiliam na desintoxicação hepática, ajudando o fígado a eliminar substâncias nocivas e a reduzir a inflamação. Ele também possui propriedades que estimulam a produção de bile, um líquido amarelo esverdeado que ajuda na digestão de gorduras. Isso pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado. O ideal é consumi-lo até duas vezes por dia.
Como preparar: adicione uma colher (de chá) de folhas secas de boldo em um recipiente com 150 ml a 200 ml de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, basta coar e consumi-lo, morno ou gelado.
5. Chá de folhas de manga
O chá de folhas de manga contém compostos com atividade antioxidante e anti-inflamatória que protegem o fígado contra os danos celulares e reduzem a inflamação. Estudos também apontam que a bebida é capaz de reduzir significativamente o acúmulo de gotículas de gordura no fígado. O ideal é consumir até duas xícaras por dia.
Como preparar: adicione uma colher (de chá) de folhas secas de manga em um recipiente com um litro de água fervente. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Agora, basta coar e beber, de preferência morno.
6. Chá de feno-grego
Também conhecido como alforva, o chá de feno-grego possui um aminoácido chamado 4-hidroxi-isoleucina, que ajuda a reduzir a absorção de glicose no intestino e regula os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo — fatores associados ao acúmulo de gordura no fígado. O recomendado é consumir até duas vezes ao dia ou conforme orientação médica.
Como preparar: adicione duas colheres (de chá) de sementes de feno-grego em uma xícara de água fria e deixe em repouso por três horas. Depois, basta ferver os ingredientes, coar e beber, de preferência morno.
7. Chá de alho
O chá feito com o bulbo do alho, além de ser um ótimo antioxidante, contém propriedades que previnem e combatem o colesterol ruim (LDL), triglicérides alto e o diabetes, fatores de risco para o desenvolvimento de esteatose hepática. Ele também possui propriedades termogênicas que contribuem para a queima de gordura corporal. O ideal é consumir até uma xícara por dia.
Como preparar: adicione um dente de alho esmagado ou picado em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Depois, basta coar e beber.
Referências
Weslie Y. Khoo, Benjamin J. Chrisfield, Sudathip Sae-tan, Joshua D. Lambert. Mitigation of nonalcoholic fatty liver disease in high-fat-fed mice by the combination of decaffeinated green tea extract and voluntary exercise. 2020. The Journal of Nutritional Biochemistry. Disponível em <https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2019.108262> Acesso em 26 fev 2024.
MEDINA RAMÍREZ, Natalia. Efeito do chá de folhas de manga (Mangifera indica L.) no estresse oxidativo, na inflamação, na esteatose hepática e na função endotelial em ratos obesos. 2018. 72 f. Tese (Doutorado em Bioquímica Aplicada - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018). Acesso em <http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25680>. Acesso em 26 fev 2024.