Médico Especialista em Urologia em Feira de Santana- BA; Doutor em Urologia - USP; Professor Titular Urologia - UEFS; Co...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iUma ferida no pênis pode ter várias causas, sendo lesões relativamente comuns que podem variar em aparência, gravidade e sintomas.
Segundo o urologista José de Bessa Jr., não há uma causa específica para feridas no pênis e elas podem surgir por várias razões, incluindo condições dermatológicas até câncer de pênis, uma ferida que não cicatriza.
“Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), pequenos traumatismos e reações alérgicas a produtos de higiene ou preservativos também são algumas possíveis causas para ferida no pênis”, fala o médico.
Segundo ele, essas feridas ainda podem levar a cicatrizes, alterações na sensibilidade, disfunção erétil temporária e alterações na aparência da pele no pênis. “Por isso, o tratamento precoce é crucial para minimizar esses riscos”, explica o especialista.
Saiba mais: Pênis com verrugas e cheiro forte pode indicar doenças na área íntima
Como tratar ferida no pênis?
O tratamento apropriado para ferida no pênis depende da sua causa. Segundo o médico, pode incluir medicamentos como:
- Antibióticos, para infecções bacterianas, como a sífilis
- Antivirais, para herpes genital (causas muito comuns e subdiagnosticadas)
- Cremes e pomadas para verrugas genitais, como as causadas pelo HPV
Além destes, segundo o especialista, também podem ser usados cremes e pomadas (como Nebacetin ou Bepantol) para ajudar na cicatrização e, eventualmente, medicamentos sistêmicos, para controlar inflamação e sintomas em casos específicos.
Porém, vale lembrar que esses medicamentos podem ser indicados após consulta médica. Nunca se automedique, pois isso pode piorar o quadro e levar a outras complicações.
Saiba mais: ISTs: conheça os exames para identificá-las e quando fazê-los
Consultar um profissional de saúde é crucial para obter um diagnóstico correto e o tratamento apropriado para ferida no pênis, minimizando o risco de complicações e de possíveis transmissões de IST’s a parceiros sexuais.
Como prevenir ferida no pênis?
O uso regular de preservativos é uma estratégia fundamental para minimizar o risco de desenvolver feridas genitais. Além disso, recomenda-se manter a área sempre limpa e protegida.
Saiba mais: Dor no pênis: possíveis causas e tratamentos