Otorrinolaringologista cirurgião formado pela FMUMC, com residência médica pelo Hospital CEMA e Fellowship em Cirurgia O...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Entre os sintomas clássicos da gripe, infecção provocada pelo vírus Influenza, estão congestão nasal e dor no corpo. No entanto, a condição também pode provocar outros desconfortos menos frequentes, como o ouvido entupido. Mas qual a relação entre gripe e ouvido entupido e o que fazer para aliviar o problema? Entenda!
Ouvido entupido por causa de gripe: por que acontece?
O nariz e o ouvido possuem uma comunicação chamada tuba auditiva, ou trompa de Eustáquio. Em um quadro de gripe, a mucosa do nariz, incluindo a tuba auditiva, fica inflamada, inchada e obstruída, causando a sensação de ouvido tampado.
A obstrução do nariz devido às secreções recorrentes da gripe também pode provocar o sintoma. “Muitas vezes, também ocorre acúmulo de secreção na região do nariz, que pode migrar para o ouvido através da tuba auditiva”, explica o otorrinolaringologista Mohamad Saada.
Saiba mais: Qual é o jeito certo (e seguro) de tirar água do ouvido?
Em quadros de gripe forte, a obstrução pode evoluir para:
Uma medida caseira, indicada pelo otorrinolaringologista, é realizar compressas de água quente no ouvido para um alívio momentâneo do desconforto.
Ouvido entupido por causa de gripe: o que fazer?
Segundo o especialista, para tratar o ouvido entupido por causa da gripe é preciso eliminar a secreção que está causando a obstrução. “Temos que eliminar secreção que está dentro do nariz e melhorar a condução da mucosa do nariz, já que ela tem continuidade para o ouvido”, informa.
A desobstrução pode ser feita por meio de:
- Lavagem nasal
- Uso de medicamentos anti-inflamatórios de via oral ou spray
Saiba mais: Zumbido no ouvido: o que pode ser, o que fazer e se tem cura
Quando buscar ajuda médica?
O paciente com ouvido entupido por causa da gripe deve buscar ajuda médica caso apresente dor de ouvido e note que não há sinal de melhora no quadro. “Se a audição diminuir consideravelmente e estiver acompanhada de tontura, tem que procurar um otorrino imediatamente, porque [o paciente] pode ter a diminuição da audição devido a uma surdez súbita”, orienta Saada.