Mariana Oliveira é oncohematologista na Oncoclínicas, São Paulo
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Fabiana Justus, influenciadora digital e filha do apresentador Roberto Justus, iniciou nesta terça-feira, 5 de março, a nova etapa do tratamento contra a leucemia mieloide aguda. Em janeiro, Fabiana deu entrada em um hospital de São Paulo se queixando de dores nas costas e febre, quando recebeu o diagnóstico de câncer.
Nas redes sociais, a influencer tem compartilhado um pouco dos desafios do tratamento. Sobre ter tido alta no final de fevereiro, Fabiana disse: “É um mix de sentimentos muito surreal. Estar aqui com eles é uma felicidade sem fim! Mas saber que tenho mais alguns ciclos pela frente dói muito”, relatou já em casa em uma publicação feita após a primeira fase da terapia.
Quais são os próximos passos que Fabiana enfrentará no tratamento da leucemia mieloide aguda? Entenda.
Saiba mais: Leucócitos: o que são e quando estão altos ou baixos
Quais são os próximos ciclos do tratamento para leucemia mieloide aguda?
De acordo com Mariana Oliveira, onco-hematologista da Oncoclínicas São Paulo, o próximo passo do tratamento para leucemia mieloide inclui a realização de um exame de medula óssea, por volta de 28 dias após o fim do primeiro ciclo de quimioterapia, para avaliar como o paciente está respondendo à terapia.
“Se o paciente estiver em remissão, ou seja, sem evidência de leucemia, será submetido a novas sessões de quimioterapia. O número de sessões depende de ser necessário ou não a realização do transplante de medula óssea”, afirma Mariana.
A especialista explica que, se houver a necessidade do transplante, o paciente é submetido à quimioterapia até que se encontre um doador. Já nos casos onde não é necessário o transplante, pode ser realizado de 3 a 4 ciclos da quimioterapia para a finalização do tratamento. Em casos de recidiva da leucemia, a hematologista informa que o transplante de medula é o procedimento indicado.
Em seu Instagram, Fabiana deu detalhes do novo processo de quimioterapia. “Fiz exames hoje e em um dos exames eles colhem o líquor da medula, do sistema nervoso, e jogam uma quimioterapia local lá. Estou mais de repouso hoje por causa desse líquor. Para não ficar com dor de cabeça, a médica orienta a ficar mais deitadinha. Um pouco de dor local por conta da quimioterapia”, relatou. A influencer ainda compartilhou que poderá ficar em casa até que o resultado desses novos exames seja liberado.
Saiba mais: Fevereiro Laranja: conheça a campanha de conscientização e combate à leucemia
O que é leucemia mieloide aguda?
A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer que ataca a medula óssea e provoca a produção anormal de células mieloides (agente responsável pela formação de células sanguíneas) imaturas, que acabam não cumprindo sua função de defesa do organismo e se acumulam na medula óssea, impedindo a produção de outras células sanguíneas. Entre os sintomas estão:
- Cansaço
- Falta de ar
- Palidez
- Febre