Profissional da educação física, treinadora da academia Evoque
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iEntre os exercícios isolados para o fortalecimento dos tríceps, o “tríceps coice” é um dos mais usados nas academias. Ele recebe esse nome por conta de seu movimento, que envolve esticar o braço para trás do tronco.
“Ele tem como principal objetivo trabalhar o grupamento muscular do tríceps braquial (a maior parcela muscular da região). Quando executado corretamente, o tríceps coice é um grande aliado para quem deseja obter ganho de força e massa muscular neste segmento do corpo e eliminar o temido ‘tchauzinho’”, Thayani Cristina Vieira dos Santos, treinadora da academia Evoque.
Entre os benefícios de fazer o tríceps coice é possível destacar:
- Melhora da estabilidade do ombro: para executar o exercício corretamente, é necessário estabilizar o ombro, o que pode ajudar a fortalecer os músculos estabilizadores dessa articulação
- Aumento da força funcional: o fortalecimento dos músculos do tríceps pode melhorar a sua capacidade de realizar uma variedade de atividades funcionais, como empurrar objetos
- Equilíbrio muscular: o tríceps coice pode ajudar a equilibrar o desenvolvimento muscular entre os músculos do tríceps e os músculos do bíceps
- Prevenção de lesões: o fortalecimento dos músculos do tríceps pode ajudar a proteger os ombros e os cotovelos de lesões, especialmente em atividades que envolvem movimentos de empurrar ou levantar objetos pesados
Agora que você já sabe para que serve o tríceps coice e seus benefícios, saiba como realizá-lo corretamente!
Leia mais: Supino inclinado: veja 4 variações e como fazer
Como fazer tríceps coice?
O tríceps coice pode ser realizado unilateralmente ou simultaneamente, em pé ou ajoelhado em um banco reto, além de poderem ser usados halteres e até a polia (cabos). Vamos começar falando sobre a execução do tríceps coice unilateral com halteres, uma das mais comuns.
1. Tríceps coice unilateral com halteres
Segure o halter em uma das mãos e deixe a outra livre. Em pé, apoie a mão livre em uma parede ou em uma barra fixa e incline levemente o corpo à frente, colocando a perna do lado da mão livre flexionada à frente e a outra estendida atrás. Então, faça o movimento de estender o braço com halter para trás, como em um coice, e retorne sem relaxar o braço.
Esse mesmo movimento pode ser feito com o joelho apoiado em um banco reto, com o tronco ficando paralelo ao solo. Então, é feito o movimento de coice, igual citado anteriormente.
2. Tríceps coice unilateral na polia
O movimento de execução do exercício é o mesmo, mas, em vez de halteres, é usado o cabo de uma polia. Ajuste o cabo para a altura aproximada do seu abdôme e segure firme com uma das mãos. Então, faça o movimento de coice e retorne. O cabo oferece mais resistência ao longo de todo o movimento e pode ser de mais fácil execução para iniciantes.
3. Tríceps coice bilateral
Aqui o movimento é feito simultaneamente com dois halteres, um em cada mão. Segure os halteres e incline o corpo levemente à frente. Então, faça o movimento de coice com os dois braços. Esse movimento pode ser mais difícil para iniciantes, pois exige mais coordenação, força e equilíbrio.
Leia mais: Agachamento sumô: o que é, para que serve e como fazer
Cuidados ao fazer tríceps coice
Segundo a treinadora, alguns cuidados recomendados ao executar esse movimento são: manter o corpo estável, o abdome contraído e estabilizar bem os ombros. “Os joelhos devem ficar semiflexionados e é aconselhável, inicialmente, executar o movimento com baixa carga, priorizando mais a cadência do movimento para uma execução eficiente”, explica.