Personal trainer criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar não apenas da capacidade física, mas também da...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO tríceps corda é um ótimo exercício para quem deseja hipertrofiar a parte de trás do braço, embora ele também trabalhe bíceps e ombros. Por ser um exercício isolado que envolve apenas a articulação dos cotovelos, é um exercício fácil de treinar e pode ser feito pelos iniciantes na musculação.
Segundo o personal trainer Matheus Vianna, o exercício oferece uma gama de vantagens. “Além do tríceps corda incluir maior segurança na execução e promover o aumento progressivo de dificuldade, é possível praticar o desenvolvimento de força, crescimento muscular nos braços e melhoria da resistência muscular”, explica o especialista.
Saiba mais: Tríceps coice: saiba como fazer, para que serve e variações
Os erros mais comuns no tríceps corda
Ao realizar o exercício, é preciso ficar de olho em alguns pontos importantes que, quando não realizados da maneira correta, podem acabar prejudicando não só a execução, como também os músculos e articulações.
“Abrir os cotovelos ou movimentar os quadris, por exemplo, é um erro bem comum. Os braços devem permanecer colados ao corpo durante todo o exercício e o afastamento dos cotovelos pode reduzir a eficácia, além de aumentar a sobrecarga nos ombros”, alerta o personal trainer.
Inclinar demais o corpo é outro erro bastante comum e que pode levar à sobrecarga da lombar e aumentar o risco de possíveis acidentes. Para ter estabilidade ideal, o tronco precisa ser inclinado cerca de 30º.
Saiba mais: Melhores exercícios para o tríceps
Como fazer o tríceps corda
Não tem segredo: ao segurar a corda, é importante unir as escápulas, manter o tronco ereto e mover apenas o antebraço com o movimento de esticar o cotovelo. Vale lembrar que, assim como em qualquer outro exercício, o tríceps corda exige orientação e supervisão do professor ou personal trainer.
Em colaboração com o MinhaVida, o personal trainer Matheus Vianna fornece um passo a passo de como realizar o exercício, confira:
- Depois de selecionar a carga e colocar a corda na polia, fique em pé na frente da máquina com os pés afastados
- Arrume sua postura mantendo o corpo ereto, contraindo o abdômen e ajustando os ombros de modo que eles fiquem para trás e para baixo
- Assegure-se que os seus joelhos estejam levemente flexionados e segure firme nas laterais da corda com as palmas das mãos voltadas para dentro
- Puxe as alças da corda até que os braços se flexionem a 90º
- A corda deve ser puxada para baixo em direção às pernas até que os braços fiquem totalmente esticados (é importante manter os cotovelos ao lado do corpo e movimentar somente os antebraços)
- Volte lentamente à posição inicial e repita o movimento
Saiba mais: Supino inclinado: veja 4 variações e como fazer