Dra. Letycia Lopes é médica pós-graduada em dermatologia. Em seus atendimentos, ela preza sempre pelo uso de técnicas mo...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você já passou henna nas sobrancelhas, sabe muito bem que remover o produto da região nem sempre é uma tarefa fácil. Tem vezes que, mesmo fazendo uma limpeza caprichada, a cor ainda fica alí na pele, deixando um efeito sombreado que costuma gerar bastante incômodo. Se você não quer mais fazer essa técnica ou se arrependeu e deseja tirar a henna de uma vez por todas, não se preocupe, existem formas eficazes de remover o produto sem danificar os fios da sobrancelha ou irritar a pele em volta.
A redação do Minha Vida conversou com a dermatologista Letycia Lopes, que compartilhou as técnicas mais eficazes e seguras para retirar a henna das sobrancelhas, além de dicas para evitar que a cor fique marcada. Confira!
Sobrancelha de henna: saiba como é feita essa técnica
A aplicação de henna na sobrancelha se tornou a solução perfeita para aquelas pessoas que carregam falhas nos fios do supercílio, possuem uma sobrancelha muito fina ou, simplesmente, querem destacar mais o volume dessa região. Mas como ela é realizada?
A técnica da sobrancelha de henna é feita através da aplicação da pasta de henna sobre as sobrancelhas, criando um efeito de preenchimento e coloração intensa. A henna é uma tintura natural extraída da planta Lawsonia inermis e seu resultado costuma durar até duas semanas na pele. Sendo assim, após esse tempo você vai precisar retocar a aplicação ou remover de vez a tinta para não ficar com aquele aspecto marcado.
Leia mais: Sobrancelhas: passo a passo para fazer em casa.
Como tirar henna da sobrancelha?
É comum que algumas pessoas queiram remover a henna antes mesmo da época de retoque por não se adaptarem ao novo visual. Neste caso, existem algumas técnicas seguras e eficazes que ajudam a retirar todo o produto das sobrancelhas. Embora haja muitos relatos de pessoas que enfrentam dificuldade com a remoção da tinta, a dermatologista garante: “Não é difícil tirar a henna, mas é importante que o processo seja feito corretamente para remover o produto com segurança, sem causar irritações na pele”.
Letycia ainda faz um alerta para quem pensa em remover o produto por conta própria: “Inventar receitas caseiras ou usar produtos agressivos, como acetona ou outras substâncias químicas não é recomendado”. A seguir, a médica recomenda 4 técnicas seguras e que ajudam a remover a henna da sobrancelha.
4 Técnicas seguras e eficazes para remover a henna da sobrancelha
1. Limpeza com um bom sabonete: um dos métodos mais simples e eficazes para remover henna da pele é a limpeza com um sabonete de qualidade. Esfregar suavemente a área tingida com um sabonete suave e água morna pode ajudar a quebrar o pigmento da henna, facilitando a remoção. Certifique-se de escolher um sabonete que seja adequado para o seu tipo de pele e evite produtos muito abrasivos que possam irritar a região.
2. Algodão e água micelar: a água micelar é um produto de limpeza suave que pode ser muito eficaz na remoção de maquiagem e pigmentos da pele, incluindo a henna da sobrancelha. Basta aplicar uma quantidade generosa do produto em um pedaço de algodão e deixar sobre a área tingida por alguns minutos, como se fosse uma compressa. A fórmula suave da água micelar ajuda a remover a henna sem ressecar a pele, tornando-a uma opção segura para todos os tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis.
3. Hidratantes: outra técnica segura para remover a henna da pele é usar hidratantes. Aplique generosamente um hidratante de qualidade na área da sobrancelha e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, remova o produto com um algodão ou toalha úmida. Os agentes hidratantes presentes no produto vão ajudar a amolecer a henna, tornando mais fácil a sua remoção. Certifique-se de escolher um hidratante adequado para o seu tipo de pele e evitar produtos com ingredientes agressivos.
4. Produto esfoliante leve específico para a regiões delicadas: por último, uma técnica eficaz para remover henna é utilizar um produto esfoliante específico para áreas delicadas. Basta aplicar o produto na sobrancelha, fazendo movimentos suaves e circulares para não danificar os pelos e não causar nenhum tipo de irritação. Depois, é só enxaguar bem e conferir o resultado.
Se mesmo depois dessas técnicas a henna persistir após a primeira tentativa de remoção, é recomendado procurar a ajuda de um profissional para evitar possíveis danos à pele e aos pelos das sobrancelhas.
Leia também: 12 erros que podem arruinar sua sobrancelha.