Veridiana Sass Veiga Roque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) em Macaé/RJ.Nutricionista, pós...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Para quem sofre de baixa libido, buscar por um tratamento adequado é fundamental, já que a condição pode estar relacionada tanto a problemas fisiológicos quanto de saúde mental, incluindo estresse, ansiedade e depressão.
Junto com o tratamento indicado por um médico, o consumo de algumas frutas pode ser uma boa forma de lidar com a condição. Veridiana Sass, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que as ricas em zinco, vitamina E, vitamina B, antioxidantes, ácidos graxos e colesterol, são afrodisíacas e podem estimular o desejo sexual.
Abaixo, confira três frutas que podem estimular a excitação!
Leia também: Alimentos ricos em vitamina B12 e quantidade recomendada
1 - Frutas vermelhas
Veridiana explica que frutas vermelhas, como morango, cerejas, framboesas, amoras e romã, são ricas em betacarotenos, flavonoides e antocianinas, antioxidantes extremamente importantes para a saúde cardiovascular. Consequentemente, promovem a dilatação dos vasos sanguíneos e aumento do fluxo sanguíneo na região genital.
2 - Banana
A banana pode ajudar no estímulo do desejo sexual por também aumentar o fluxo sanguíneo. Além disso, a fruta é rica fonte de magnésio, mineral que, segundo a nutricionista, auxilia na duração da ereção masculina.
“A banana é rica em triptofano, que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor que promove sensação de prazer e bem-estar, e em vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B6, que atua no controle hormonal, estimulando a dopamina, associada ao prazer, e diminuindo os níveis de prolactina, hormônio que, quando aumentado, pode diminuir o desejo sexual”, esclarece.
Leia também: Disfunção erétil: o que é, causas e tratamentos
3 - Abacate
O abacate é uma fruta rica em ácidos graxos monoinsaturados que desempenham um papel importante na produção de hormônios sexuais, como testosterona, estrogênio e progesterona.
“A fruta também é rica em vitamina B6, que atua no controle hormonal, e em vitamina B3, que promove vasodilatação e, consequentemente, maior fluxo sanguíneo nos órgãos genitais, semelhante às frutas vermelhas”.
Quais os benefícios adicionais dessas frutas?
No geral, todas as frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, sendo essenciais para a manutenção e para o desempenho de órgãos e do metabolismo.
Entre os benefícios das frutas afrodisíacas estão:
- Frutas vermelhas: os antioxidantes, que são auxiliam no combate ao estresse oxidativo do organismo
- Banana: é rica em potássio, mineral que atua na função muscular e na regulação da pressão arterial
- Abacate: é uma excelente fonte de gorduras boas que ajudam a reduzir o LDL (colesterol ruim) e a aumentar o HDL (colesterol bom)
“É importante frisar que o estímulo sexual acontece integrado a um conjunto de fatores físicos e psicológicos e para obter os benefícios das frutas é importante incluí-las na rotina alimentar”, alerta a nutricionista.
Além disso, pode ser preciso investigar o que está causando a baixa libido. Por isso, nesses casos, sempre procure um médico.
Leia também: Conheça 9 alimentos que diminuem o desejo sexual