Itamar Gonçalves Pereira, profissional da educação física e coordenador técnico da Academia Evoque
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO desenvolvimento de ombros é um dos principais exercícios para o fortalecimento e para o crescimento dos músculos da região. Também chamado de “desenvolvimento militar”, ele é muitas vezes feito com uma barra reta, mas uma variação bastante comum é o desenvolvimento com halteres.
Vale lembrar que o desenvolvimento de ombros é um exercício multiarticular, ou seja, que envolve diversas articulações, muito usado nas academias para ombros mais fortes e largos, trazendo diversos benefícios.
- Ajuda no ganho de força para a realização de outros exercícios, além de ser útil para a prática de atividades diárias
- A prática regular gera ombros mais largos, favorecendo uma estética equilibrada entre musculatura superior e inferior
- Ativa outros grupos musculares, como tríceps, trapézio e parte superior do peito
- Ajuda no desenvolvimento de uma postura mais adequada
Mas como fazer o desenvolvimento com halteres para obter esses benefícios? Conversamos com o treinador Itamar Gonçalves Pereira, coordenador técnico da academia Evoque, que falou sobre a execução do exercício. Confira!
Leia mais: Remada cavalinho: o que é, para que serve e como fazer
Como fazer desenvolvimento com halteres?
O movimento do desenvolvimento com halteres é feito de forma similar ao desenvolvimento com barras. Ou seja, envolve a elevação do peso sobre a cabeça, usando os músculos dos ombros como principais e dos tríceps e peitoral como secundários.
“O movimento em si é similar ao desenvolvimento com barra, mas você segura um halter em cada mão, permitindo maior liberdade de movimento e recrutamento muscular no desenvolvimento com halteres”, fala o treinador, que lembra que o exercício pode ser feito sentado ou em pé.
1. Desenvolvimento com halteres em pé
Antes de começar, lembre-se que os halteres exigem mais equilíbrio e coordenação. Comece em pé, com as pernas unidas e estendidas, e segure um halter em cada mão. Então, faça um movimento simultâneo de elevação dos halteres para acima da cabeça, mantendo a coluna ereta e sem usar impulsão. No movimento, estenda os braços completamente e retorne, mantendo-os flexionados, com os halteres ao lado da cabeça. Veja na imagem abaixo:
Leia mais: Supino inclinado: conheça 4 variações do exercício
2. Desenvolvimento com halteres sentado
O movimento dos braços é o mesmo, o que muda é apenas a posição do corpo. Na posição sentada há maior estabilidade e menores chances de usar o impulso do corpo para a realização do exercício. Confira na imagem abaixo:
Cuidados e dicas sobre desenvolvimento de ombros
“Esses exercícios como o desenvolvimento de ombros são fundamentais para fortalecer e proteger articulações e músculos, evitando lesões e inflamações, como tendinite, que vem da inflamação do tendão, ou bursite, que vem da bursa subacromial”, explica Itamar.
Leia mais: Remada alta: para que serve, variações e como fazer
Porém, lembre-se que a realização de qualquer exercício exige uma postura correta e o uso adequado dos pesos. Antes de começar um exercício novo, como o desenvolvimento de ombros, busque orientação profissional para evitar lesões e postura incorreta.