Caroline Codonho é Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo -SP e Mestre em Ciências da Nutrição (UFF...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSalada é o acompanhamento ou prato principal perfeito que ajuda a compor qualquer tipo de refeição. Seja uma salada caesar ou salada tropical, todas as variações desse prato costumam ser repletas de vegetais frescos, cores vibrantes, sabores diversos e muitos nutrientes.
No entanto, é importante ter atenção aos ingredientes, pois alguns podem acabar comprometendo a qualidade nutricional da salada, deixando-a muito mais calórica. O MinhaVida entrevistou a nutricionista Caroline Codonho, que revelou 5 coisinhas que podem estragar a sua salada e as melhores substituições que devem ser feitas.
Acompanhe!
Leia mais: Salada morna de quinoa com abóbora assada
1. Pães e croutons
Apesar de proporcionar mais textura e sabor à salada, a nutricionista revela que os pães e croutons podem acrescentar um alto teor calórico ao prato. “A inclusão desses ingredientes na salada pode nos levar a consumir uma quantidade menor de vegetais folhosos e legumes de baixo valor calórico. Um bom substituto para os pães seriam os cereais integrais, como quinoa, arroz integral ou negro, cevadinha ou até mesmo o pão árabe tostado e cortado em lascas”, recomenda.
2. Bacon
Além dos pães e croutons, outro ingrediente que as pessoas gostam de colocar na salada é o bacon. Apesar de ter um sabor irresistível, o bacon é rico em gorduras saturadas e sódio, elementos que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e contribuir para o aumento do colesterol. Então, o que podemos adicionar no lugar do bacon? Caroline indica algumas opções: “Preferencialmente proteínas de origem animal, como carne, frango, ovo, peixe e porco devido ao seu alto valor biológico, o que significam que são proteínas completas”.
3. Batata-palha
A batata-palha contém altos níveis de gordura saturada e sódio, dois componentes que, em excesso, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e da hipertensão. Ao incluir esse ingrediente na salada, não apenas estamos acrescentando calorias vazias no prato, mas também comprometendo a proposta de uma refeição saudável. Se o seu objetivo é dar uma crocância à salada, o ideal, nesse caso, é optar por alternativas mais nutritivas, como sementes, nozes ou grãos integrais.
4. Molhos de salada com maionese
Se você gosta de incrementar a sua salada com molho, a nutricionista alerta: “Molhos com maionese não são nada saudáveis e diversos estudos já reportaram o aumento de peso relacionado ao consumo de molhos adicionados em saladas”. Carolina indica a receita de um molho caseiro feito com ingredientes naturais que cai bem em qualquer saladinha:
- 1 colher de sopa de azeite
- Metade de 1 limão
- Uma pitada de ervas finas
- 3 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
Depois é só misturar tudo jogar por cima da salada. Fica uma delícia!
5. Queijos amarelos
O queijo pode até ser um ingrediente inofensivo, mas é preciso ficar de olho nos tipos de queijo que você costuma colocar na sua salada. Os queijos amarelos (parmesão, cheddar e prato), por exemplo, são ricos em gorduras saturadas e seu consumo em excesso pode aumentar os níveis de colesterol LDL (o "mau" colesterol) no sangue. A nutricionista indica as opções de queijo mais saudáveis que podem compor a sua salada:
- Muçarela de búfala
- Queijo minas
- Queijo feta
- Queijo de cabra fresco
O que não pode faltar em uma salada saudável?
Em meio a uma infinidade de opções de ingredientes, Caroline cita alguns elementos essenciais que garantem não apenas o paladar, mas também a nutrição balanceada que toda salada saudável precisa ter. Para se tornar uma refeição completa a salada deve conter:
- Uma fonte de proteína: carne, frango, ovo, peixe, porco ou queijo
- Variedade de folhas: alface, rúcula, agrião, acelga e chicória
- Fibras: que podem ser sementes, como linhaça, chia ou semente de abóbora
- Cereal integral: quinua, arroz integral ou negro ou cevadinha
- Legumes de baixo valor calórico: pepino, chuchu e tomate