Fisioterapeuta Oncológica com ênfase em Mastologia e Ginecologia, Dermatofuncional, Especializada no Tratamento da Dor n...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iFazer sexo com certa frequência pode proporcionar muitos beneficios para a saúde. De acordo com um estudo feito pela Society for Personality and Social Psychology, casais que fazem sexo semanalmente costumam ser mais felizes. No entanto, quando essa vontade se manifesta de forma intensa e frequente, surge a seguinte dúvida: é normal desejar fazer sexo todos os dias? E mais importante: isso pode afetar a saúde de alguma forma?
O MinhaVida entrevistou a fisioterapeuta com ênfase em Ginecologia, Cristina Nobile, que esclareceu se a vontade de fazer sexo diariamente é uma expressão natural da sexualidade ou se pode significar consequências negativas para a saúde. A profissional ainda revelou qual a frequência sexual mais recomendada. Acompanhe!
É normal sentir vontade de fazer sexo todo dia?
É importante destacar que não existe uma resposta única para essa pergunta. A especialista conta que o desejo sexual varia de pessoa para pessoa e que pode ser influenciado por uma série de fatores: “O desejo sexual é uma parte natural do ser humano e pode variar ao longo do tempo por causa da idade, dos níveis hormonais, estresse, saúde geral e da própria dinâmica do relacionamento”, detalhou.
Cristina também ressalta: “Para algumas pessoas, ter relação todos os dias pode ser saudável desde que seja acordado entre a parceria”. Elas podem experimentar uma alta libido e se sentirem plenamente satisfeitas ao satisfazer seus desejos regularmente. Para outras, o desejo sexual pode ser menos frequente, e isso também é completamente normal.
Fazer sexo todo dia faz bem à saúde? Entenda os benefícios
A especialista revela que a atividade sexual está dentro dos 7 pilares da OMS quando falamos em qualidade de vida, então sim, sexo é benéfico! “Melhora o sono, a ansiedade e estresse devido aos hormônios que são liberados durante a prática, melhora o condicionamento físico, queima calorias, reduz os riscos cardiovasculares, só coisa boa”, pontua Cristina. Veja os detalhes de cada uma dessas vantagens:
Leia também: Sexo pode ajudar a reduzir avanço de Parkinson, revela estudo
- É uma forma de atividade física: o sexo ajuda a queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar a saúde cardiovascular;
- Ajuda a reduzir o estresse: a atividade sexual pode estimular a liberação de endorfinas e outros neurotransmissores associados ao prazer e ao bem-estar, o que pode ter um impacto positivo no humor.
- Você dorme melhor: o orgasmo libera substâncias químicas que promovem o relaxamento e o sono, o que pode ajudar as pessoas a dormirem melhor à noite.
Além disso, o sexo regular também pode fortalecer os laços emocionais e o senso de intimidade entre os parceiros. A comunicação aberta e honesta durante o ato pode promover uma maior conexão emocional e ajudar a fortalecer os relacionamentos românticos.
Quando a vontade de fazer sexo se torna um problema?
Fazer sexo todo dia pode até ser saudável, mas existem alguns sinais que transformam a vontade de fazer sexo em um problema grave. “A prática sexual começa a tornar-se prejudicial quando passa a prejudicar outros setores da vida, tirando o foco do trabalho, dos estudos, das suas responsabilidades, gerando prejuízo, insaciedade, provocando angústia e ansiedade”, alertou a especialista.
O desejo sexual compulsivo também pode estar associado a distúrbios psicológicos, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou vício sexual, impactando negativamente a saúde mental e emocional do paciente. Nestes casos, Cristina diz que é importante procurar ajuda de um terapeuta sexual, psicólogo ou profissionais de saúde mental o quanto antes para ajudar a tratar essa compulsão.
Leia mais: Sexo faz mal quando desejo afeta comportamento e rotina