Sou fisioterapeuta graduada pela Universidade Positivo, no ano de 2010; Pós-graduada em Dor e Cuidados Paliativos pelo H...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A microfisioterapia é uma técnica de tratamento que busca localizar a origem da patologia a partir de pontos específicos do corpo que ofereçam resistência. Em teoria, a prática favorece um processo de autocura do organismo por meio de movimentos manuais específicos realizados por um especialista.
Muitas dúvidas cercam o tratamento e sua eficácia. Afinal, a microfisioterapia é uma farsa?
Microfisioterapia é uma farsa?
De acordo com a fisioterapeuta Pércya Bacilla Nery, a microfisioterapia é um método eficaz, tendo sua ação apontada em diferentes trabalhos científicos.
Um exemplo é o estudo publicado no International Journal of Scientific Research and Management, que indicou a influência da microfisioterapia na redução dos níveis inflamatórios e na melhora do sistema imunológico em termos de tratamento de estresse agudo.
Por se tratar de uma prática recente, a técnica ainda não foi reconhecida formalmente no Brasil pelo Conselho Federal de Fisioterapia. No entanto, já há esforços no órgão para que a terapia seja legitimada como uma técnica complementar integrativa. Contudo, a técnica não substitui os tratamentos convencionais.
Saiba mais: 8 métodos alternativos para aliviar efeitos da quimioterapia
Como é feita a microfisioterapia?
O profissional realiza uma análise para entender quais condições preexistentes e queixas do paciente. Durante a sessão, que dura em média uma hora, o paciente pode permanecer vestido com roupas confortáveis, já que as roupas não influenciam na aplicação do procedimento.
O profissional usa as mãos para comprimir diferentes regiões do corpo em busca de locais onde as mãos não conseguem deslizar facilmente. Segundo a técnica, esse sinal de resistência representa que algo não está bem com a saúde do paciente.
Uma vez localizada a resistência, o especialista inicia uma série de toques sutis em pontos específicos, que funcionam como um aviso ao corpo de que há algo está errado e deve ser reparado, estimulando o processo de autocura do organismo.
Após a sessão de microfisioterapia, é recomendado que o paciente realize repouso para auxiliar o processo de autocura do corpo. É indicado realizar de três a quatro sessões, em intervalos de dois a três meses entre cada.
Saiba mais: 6 remédios naturais para ansiedade: conheça opções que trazem alívio
Para que serve a microfisioterapia?
As condições que podem ser melhoradas com o uso da microfisioterapia são:
- Traumas
- Dores crônicas
- Lesões esportivas
- Dores musculares
- Enxaqueca
- Problemas respiratórios
- Alergia
- Rinite
- Artrite
- Fibromialgia
- Ansiedade
- Depressão
- Síndrome do pânico
- Fobias
- Dificuldade de concentração
- Hiperatividade
- Agressividade