Especialista formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Infectologia pela Universidade Federal de São...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Nesta terça-feira (2), o Ministério da Saúde anunciou mudanças na estratégia de vacinação contra o HPV, infecção sexualmente transmissível associada ao câncer de colo do útero. O imunizante passará a ser ofertado em dose única no Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, a recomendação era a aplicação de duas doses para o esquema vacinal completo. A mudança na estratégia de vacinação tem como base estudos científicos que indicam maior adesão à vacina em uma única dose e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O objetivo maior dessa recomendação é fortalecer a adesão [público alvo], além de aumentar a cobertura. Então, com isso, vai ter maior disponibilidade de vacina até para eles estenderem para alguns grupos a mais”, explica Vanessa Truda, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Saiba mais: HPV: 9 exames que detectam a presença do vírus
Quem pode tomar a vacina contra o HPV?
A vacina contra o HPV está disponível no SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, principal público alvo da imunização. No entanto, alguns adultos também podem receber o imunizante de graça em casos específicos.
“A vacina tem uma eficácia maior quando aplicada antes do início da vida sexual, mas ela também tem benefício de ser aplicada depois do início da vida sexual”, aponta a infectologista. Os adultos que podem receber a vacina são:
- Pacientes oncológicos de 9 a 45 anos
- Pacientes que vivem com HIV/Aids
- Transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea
- Vitimas de abuso sexual
Em nota técnica, o Ministério também declarou hoje (2) pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR) como um novo grupo de pessoas adultas incluídas nesse Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, os pacientes fazem parte de um grupo de adultos que também pode receber o imunizante. Para esses pacientes, a recomendação é que seja feita a aplicação de três doses da vacina.
Saiba mais: HPV: 7 mitos que impedem uma prevenção correta
O que é o HPV?
O HPV, sigla para Papiloma vírus humano, é uma doença sexualmente transmissível que provoca o surgimento de lesões e verrugas em regiões como boca, mãos, pés e genitais. As lesões do HPV podem evoluir e desencadear um quadro de câncer, sendo o de colo do útero, anus e garganta os mais frequentes. O uso de preservativo nas relações sexuais e a vacinação são as unicas formas de prevenção contra o vírus.