Profissional da educação física, professor da BHouse Cross Training Maringá
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO tríceps pulley é um dos exercícios mais usados nas academias para fortalecer a região, oferecendo um aspecto volumoso e forte aos braços. Ele é feito em uma polia com cabos, sendo usada uma barra reta ou uma barra “W”.
Treinar regularmente os tríceps usando o tríceps pulley proporciona um isolamento eficaz desses músculos, promovendo um desenvolvimento muscular equilibrado. Além disso:
- Aumenta a força e a resistência dos braços, auxiliando em atividades cotidianas e práticas esportivas
- Melhora a definição e a tonificação dos músculos tríceps, contribuindo para uma aparência mais atlética
“Fazer o tríceps pulley também melhora a estabilidade do ombro, o que previne lesões e melhora a postura, além de aumentar a resistência e a força muscular”, acrescenta Rafael Eduardo Rosa Pico, professor da BHouse Cross Training - Maringá.
Leia mais: Supino inclinado: conheça 4 variações
Como fazer tríceps pulley?
Segundo o treinador, a execução do exercício tríceps pulley é simples e direta. Confira o passo a passo de como fazer:
Fixe uma barra reta na polia usando uma regulagem mais alta que sua estatura. Então, pegue a barra com as duas mãos usando uma pegada pronada (palmas para baixo) e mantenha a coluna reta, permitindo apenas uma leve inclinação do tronco para a frente. Inicie o movimento estendendo os cotovelos enquanto os mantêm fixos ao lado do corpo. Ao estender completamente os braços, pare momentaneamente e volte à posição inicial.
Leia mais: Elevação frontal: para que serve e como fazer
Barra reta ou barra “W”?
É muito comum realizar o tríceps pulley com uma barra reta presa à polia, mas também existe a variação feita com a barra “w”. O formato dessa barra muda a posição da pegada, que fica mais próxima da pegada neutra (palmas voltadas uma para a outra).
A barra reta permite uma amplitude de movimento mais linear, o que pode focar mais especificamente nos músculos tríceps, oferecendo uma sensação de estabilidade e de controle durante o exercício. Além disso, é possível ajustar a largura da pegada para atingir diferentes áreas dos músculos tríceps.
Já com a barra “”W”, as mãos estão em uma posição neutra, com os punhos em uma posição mais natural e confortável, o que pode reduzir a tensão nos punhos e antebraços, tornando o exercício mais confortável para algumas pessoas. A barra “W” também pode envolver mais os músculos estabilizadores, promovendo um treinamento mais completo.
Embora ambas as variações sejam eficazes para fortalecer os músculos tríceps, a escolha entre a barra reta e a barra em W depende das preferências individuais, objetivos de treinamento e sensações durante o exercício. Experimente ambas as opções para descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades e conforto pessoal e consulte um profissional da educação física.
Leia mais: Agachamento sumô: como fazer, para que serve e variações