Dra. Carolina Marçon é dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista em Clí...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já ouviu falar que massagem no rosto pode ajudar a diminuir as rugas e outros sinais do envelhecimento da pele? Essa prática tem se tornado cada vez mais popular, mas será que realmente funciona? Para esclarecer essa dúvida, convidamos a dermatologista Carolina Marçon, que explicou o que de fato é eficaz para combater as rugas e outros sintomas do envelhecimento. A médica também explicou como essas linhas de expressão surgem no rosto e as suas principais causas. Acompanhe!
O que são rugas e como elas surgem?
As rugas são marcas naturais e inevitáveis causadas pelo processo de envelhecimento, responsável por causar uma modificação na composição da pele. A dermatologista detalha como funciona esse desencadeamento: “a diminuição da produção de colágeno, a reabsorção óssea e a reabsorção de gordura, em conjunto com o movimento repetitivo de contração do rosto, levam ao aparecimento das rugas”. Além disso, existem outros motivos que influenciam o surgimento dessas marcas no rosto, como:
- O excesso de açúcar;
- Não dormir bem;
- Falta de exercícios físicos
- Fumar;
- Consumo de bebidas alcoólicas
Tudo isso favorece a destruição das fibras de colágeno e, consequentemente, a formação de rugas e outros sinais de envelhecimento da pele, como a flacidez.
Leia também: Xô, rugas! Saiba como retardar o envelhecimento da pele sem procedimentos
Massagem no rosto para rugas: dermatologista explica se funciona
Carolina revela que não existe nenhuma comprovação científica que a massagem possa favorecer a diminuição ou a prevenção das rugas no rosto. A dermatologista garante, porém, que a técnica proporciona outros benefícios, como a melhora da circulação da pele, auxiliando na drenagem dos líquidos que causam o inchaço. Sendo assim, você pode massagear o rosto em algumas etapas da sua rotina de skincare, como ao aplicar o creme ou sérum hidratante e quando for usar algum tipo de produto para os olhos.
Além de usar a ponta dos dedos, você também pode massagear o rosto com a ajuda de algumas ferramentas, como o rolinho de Jade ou o Gua Sha. Eles são feitos com pedra jade e seus movimentos ajudam a promover uma massagem local bem relaxante, estimulando a circulação. Perfeito para aqueles dias que você acorda com o rosto inchado pela manhã.
Qual é a melhor forma de evitar o surgimento precoce de rugas?
Carolina conta que existem vários procedimentos usados tanto na prevenção quanto no tratamento das rugas. Um deles é a aplicação da toxina botulínica: “A substância paralisa a musculatura, impede essa contração repetitiva que leva à formação das rugas, além de melhorar a oxigenação da pele e favorecer a produção de colágeno pelos fibroblastos a longo prazo”, explicou. A dermatologista também indica outras técnicas, como:
- Bioestimuladores de colágeno: substâncias aplicadas na pele que ajudam no estímulo da produção de colágeno, atuando tanto na prevenção quanto na restauração da pele que já está envelhecida.
- Lasers: fazer laser de CO2 ou laser que faz renovação celular na pele através do aquecimento que leva ao estímulo de colágeno.
- Fios de PDO: são fios de polidioxanona, um material seguro e biocompatível, inseridos na pele, que proporcionam um efeito lifting, melhorando a textura da pele e reduzindo as rugas.
- Skincare com produtos anti-idade: aposte em substâncias antioxidantes, como a vitamina C, e em ácidos, como ácido retinóico e ácido glicólico, que favorecem a renovação celular e a produção de colágeno.
Leia mais: Retinol: por que incluí-lo na rotina de cuidados com a pele madura?