Dermatologista graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínica...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA pitiríase versicolor, mais popularmente conhecida como pano branco, é uma condição cutânea comum que afeta pessoas de todas as idades. Apesar de não ser uma ameaça grave à saúde, pode ser uma fonte de desconforto e constrangimento.
Também chamada de micose de praia, é uma infecção fúngica da pele. Nela, o fungo interfere na pigmentação, resultando em pequenas manchas espalhadas pelo corpo com as seguintes características:
- Brancas, rosas, beges ou amarronzadas
- De crescimento lento, com presença de escamas e, eventualmente, acompanhadas de coceira
- Mais visíveis após exposição ao sol
- Mais comuns nas costas, no peito, no pescoço e na parte superior do braço
Saiba mais: 5 doenças que podem ser confundidas com vitiligo
Por que é difícil curar a pitiríase versicolor?
Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, essa infecção fúngica da pele conhecida como pano branco pode ser difícil de tratar devido à sua natureza recorrente e à capacidade do fungo de se esconder nos poros.
“O fungo responsável pela infecção é encontrado naturalmente na pele e no couro cabeludo, mas pode se multiplicar e causar manchas quando as condições são favoráveis, como calor e umidade”, explica.
Segundo ela, o melhor tratamento para a pitiríase versicolor de repetição geralmente envolve o uso de antifúngicos tópicos, como o cetoconazol ou o sulfeto de selênio, aplicados diretamente na pele afetada.
“Em casos mais graves ou recorrentes, pode-se prescrever antifúngicos orais. Além disso, medidas preventivas, como manter a pele limpa e seca, usar roupas respiráveis e evitar o excesso de calor e umidade, podem ajudar a prevenir”, indica.
Saiba mais: Micose na virilha: o que causa e como tratar
Prevenção de crises
Calor e a umidade são os principais fatores externos que facilitam a infecção da pele por esse tipo de micose. Portanto, alguns hábitos diários podem prevenir o surgimento de pano branco, como
- Evitar roupa molhada por muito tempo no corpo
- Não aplicar creme condicionador e/ou leave-in nos cabelos de forma excessiva
- Usar xampu para controlar o excesso de fungo no couro cabeludo
- Usar roupas leves e frescas no verão para manter a pele arejada
- Tomar banho logo após praticar exercícios físicos
A oleosidade da pele também pode facilitar o aparecimento de micoses, por isso, tratar esse problema é essencial. É possível evitar as condições de oleosidade da pele com sabonetes à base de ácido salicílico, que inibe a proliferação do fungo.