Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iUsar máquinas na academia na hora de realizar exercícios ajuda a recrutar com eficácia o músculo que você deseja trabalhar usando amplitude máxima e reduzindo o risco de lesões.
O supino vertical, também chamado de supino sentado e supino na máquina, é um exemplo, tendo como foco trabalhar o peitoral, os ombros e os tríceps.
Ele recebe esse nome porque nele, diferente do supino reto, com barra ou halteres, o tronco não fica paralelo ao solo, mas sim em posição vertical.
Saiba mais: Supino inclinado: 4 formas de fazer o exercício
Benefícios do supino vertical
Segundo o personal trainer Matheus Vianna, o exercício é uma possibilidade de trabalho para quem busca um estímulo diferente dos possibilitados por halteres e barras.
“O supino vertical oferece maior possibilidade de aumento de carga sem sofrer os efeitos da gravidade e ainda proporciona mais segurança pelo exercício ser realizado sentado”, explica o especialista.
Saiba mais: Remada baixa: saiba fazer com pegadas pronada, supinada ou neutra
Como fazer o supino vertical
O exercício é feito em uma máquina específica, que já direciona a posição adequada do corpo. O movimento em si é o mesmo do supino, ou seja, empurrar as alavancas para a frente usando a força do músculo peitoral.
Para realizar o movimento, ajuste a altura do banco de modo que os suportes das mãos fiquem abaixo da linha dos ombros. Então, empurre o equipamento para a frente com os cotovelos alinhados com o punho e estendidos por completo. Segue a carga momentaneamente e volte à posição inicial
Erros do supino vertical
- Não regular a altura do banco na altura correta, uma vez que o banco deve permitir que os ombros alinhem-se com a altura dos cotovelos
- Elevar os cotovelos durante o exercício
- Executar o exercício com muito mais carga do que deveria
Lembre-se de buscar orientação profissional antes de realizar o supino vertical, já que o profissional pode auxiliar com relação ao ajuste da máquina, reduzindo o risco de erros e de lesões.
Saiba mais: Para que serve supino declinado? Veja 4 formas de fazer!