Dermatologista graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínica...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O ator Daniel Rocha, de 33 anos, compartilhou detalhes de um acidente inusitado ao depilar a região íntima. Durante sua participação no programa ‘Que História é Essa, Porchat?’, o artista contou que, inclusive, precisou ir ao pronto-socorro.
Segundo Daniel, ele decidiu ir a um encontro de última hora e, antes disso, fazer uma depilação rápida no corpo, incluindo as partes íntimas. Como não possuía um aparelho em casa, ele pediu emprestado a um amigo e vizinho — mas teve um problema na hora de depilar os testículos. “Nesse momento que a lâmina na pele meio mole, meio solta, navalhou”, revelou.
Apesar da situação, o ator não desistiu do encontro e foi ao restaurante. No entanto, o que achava ser um pequeno ferimento se tornou um ferimento com muito sangue, o que o fez interromper o encontro e ir ao hospital.
“Comecei a sentir um negócio molhado, mas pensei: 'não é nada'. Mas aí eu fui pro banheiro fazer xixi. Quando eu tirei a calça e olhei a situação, a cueca branca estava vermelha empapada, pingando de sangue. Eu tenho problema com sangue e comecei a quase desmaiar no banheiro. Fiquei mole, pegando nos lugares [pra não cair]”, contou Daniel.
Cortes não são os únicos riscos associados à depilação com lâmina. Para entender melhor os perigos e os cuidados necessários, o MinhaVida conversou com a médica dermatologista Valéria Marcondes e reuniu tudo que você precisa saber.
Quais os riscos da depilação com lâmina?
A pele da região íntima é mais delicada em comparação com as demais partes do corpo, o que facilita os cortes durante a depilação com lâmina, seja em um aparelho ou descartável. Isso ocorre especialmente com o uso de lâminas mais velhas, mal encaixadas ou quando você fricciona com muita força, o que pode causar o rompimento da pele na região.
Cortes mais profundos, em especial, podem causar uma maior perda de sangue — o que resulta em tontura e queda da pressão arterial. No entanto, a situação é rara. "Cortes durante a depilação íntima com lâmina podem causar pequenas hemorragias, mas geralmente são superficiais e tendem a parar rapidamente com pressão leve", explica Valéria.
Esse método de depilação também pode resultar em várias irritações na pele, inclusive a foliculite, que provoca pequenas pústulas na pele, semelhantes a espinhas, que deixam a região avermelhada, sensível e dolorida. O risco é ainda maior quando lâminas são compartilhadas, uma vez que podem transmitir bactérias e células mortas da pele.
Para somar, algumas pessoas podem apresentar alergia e/ou coceira intensa após a depilação. Nesses casos, o ideal é adotar outro método, como cera morna descartável, ou mesmo depilação à laser.
"A depilação a laser na área íntima é uma alternativa eficaz e duradoura à depilação com lâmina. Ela reduz significativamente o crescimento do pelo ao danificar os folículos capilares, resultando em menos irritação e risco de infecção comparado à depilação com lâmina", aponta Valéria.
Quais os cuidados necessários antes da depilação com lâmina?
Embora a depilação com lâmina não seja o método mais indicado, quando não há outra opção, existem alguns cuidados que são necessários para prevenir cortes, irritações e outros problemas na região íntima.
"Para evitar infecções após a depilação na área íntima, é muito importante manter a região limpa e seca, usar lâminas limpas e afiadas, evitar compartilhar lâminas com outras pessoas, aplicar produtos antissépticos suaves após a depilação e usar roupas íntimas de algodão para permitir a respiração da pele. Além disso, é importante evitar coçar ou tocar na área depilada com as mãos sujas", lista Valéria.
Outros cuidados incluem:
- Prepare a pele com produtos adequados e aguarde três minutos para os fios amolecerem
- Evite o uso de sabonetes, hidratantes e condicionador, pois eles podem provocar alergia
- Nunca retire os pelos com a pele seca
- Evite passar a lâmina várias vezes pelo mesmo local, pois isso afina a região e facilita que ela se rompa
- Hidrate a região antes e depois da depilação
- O ideal é começar a depilar pelo sentido do pelo, para prevenir que os fios encravem