Nutricionista especialista em nutrição clínica e bariátrica da Clínica Gastro ABC.
Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Os triglicerídeos são as principais gorduras do corpo e funcionam como uma reserva de energia, especialmente para os músculos, sendo essenciais para o funcionamento do organismo. O problema, no entanto, está no excesso: as altas taxas de triglicerídeos no sangue estão associadas a problemas cardiovasculares, como AVC e infarto.
Os triglicerídeos são originados pelo consumo de alimentos ricos em gorduras ou pela sintetização de carboidratos no fígado. Por isso, a primeira recomendação médica para diminuir as taxas é a partir de uma dieta balanceada — o que inclui a ingestão de uma variedade de frutas.
O MinhaVida conversou com Amanda Santos Lima, nutricionista especialista em nutrição clínica e bariátrica da Clínica Gastro ABC, e apontou quais frutas incluir na dieta para diminuir o triglicerídeos alto e o que evitar. Confira!
Quais frutas ajudam a baixar os triglicerídeos?
Além das verduras, legumes e cereais integrais, as frutas ricas em fibras solúveis e insolúveis ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea e, consequentemente, contribuem para a redução nas taxas de triglicerídeos e colesterol no sangue. Entre elas, podemos destacar:
O ideal é que as frutas sejam consumidas in natura, uma vez que possuem mais fibras e menos concentração de açúcar, ao contrário dos sucos.
“Procure um nutricionista para orientação do plano alimentar e verificação de quais frutas se encaixam dentro das suas características clínicas e necessidades nutricionais, de forma que não ocorra a perda de nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo”, acrescentou o cardiologista Fábio Benedito em artigo no MinhaVida.
Leia mais: 7 mudanças alimentares para baixar o triglicérides
Quais alimentos evitar para baixar os níveis de triglicerídeos?
Em casos de hipertrigliceridemia (triglicerídeos elevados), existem certos alimentos que devem ser evitados ou o consumo diminuído para controlar o quadro. Como exemplo, podemos citar os alimentos fonte de gordura animal, como:
- Carne vermelha ou gordurosa
- Peixes ricos em gorduras, como salmão
- Leite integral
- Queijos amarelos
O excesso de carboidratos também pode causar elevação nos níveis de triglicérides no sangue, de acordo com Amanda. Por isso, também deve-se evitar:
- Açúcar
- Refrigerantes
- Massas brancas
- Alimentos com farinha branca, como pães e tapioca
- Arroz branco (com moderação)
- Batata (com moderação)
- Mandioca (com moderação)
“O ideal é evitar o consumo exagerado de produtos industrializados que contenham sacarose, frutose, dextrose, xarope de milho e açúcar invertido”, acrescenta a nutricionista.