Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA puxada articulada recebe esse nome por ser um exercício realizado em uma máquina específica das academias de musculação e treinamento. Ela é o equivalente a exercícios como a puxada frontal na polia e a barra fixa, indicados para o treinamento dos músculos das costas.
A puxada articulada é um exercício multiarticular composto que visa fortalecer músculos como grande dorsal, trapézio, romboides e do braço, como os bíceps.
"O movimento é realizado sentado, puxando a barra de cima para baixo em linha reta, até a altura dos olhos, fazendo flexão e a extensão de cotovelo e também a depressão e a elevação de escápulas", indica Gabriel Torres Bohrer, da academia Evoque.
Os benefícios da puxada articulada incluem:
- Desenvolvimento da força e da resistência nos músculos das costas e dos braços
- Melhora da postura ao fortalecer os músculos responsáveis pela estabilização da coluna vertebral
- Aumento da definição muscular e da simetria corporal, especialmente na região das costas
- Potencial para melhorar o desempenho em outros exercícios que envolvem os músculos das costas e dos braços
- Redução do risco de lesões nas costas e nos ombros ao fortalecer os músculos de suporte
Leia mais: Supino inclinado: para que serve e 4 variações!
Puxada articulada, puxada na polia e puxada na barra fixa
Enquanto a puxada articulada é realizada em uma máquina específica, em que o movimento é todo controlado pelo direcionamento do aparelho, a puxada na polia é feita em uma estação de polia em que o praticante puxa a barra em direção ao peito ou atrás do pescoço. Já a puxada na barra fixa é feita em uma barra horizontal, com o praticante puxando o próprio peso corporal para cima até o queixo ultrapassar a barra. Todas essas variações simulam o mesmo movimento.
Leia mais: Remada serrote: o que é, para que serve e como fazer
Como fazer puxada articulada?
Ajuste o banco da máquina de acordo com sua altura, de modo que os joelhos fiquem levemente flexionados e os pés apoiados no chão. Segure a barra com as mãos na largura dos ombros, palmas viradas para baixo. Mantenha as costas retas e contraia os músculos abdominais. Puxe a barra em direção ao peito, mantendo os cotovelos próximos ao corpo e os ombros para baixo e para trás. Pause por um momento no topo do movimento, sentindo a contração nos músculos das costas. Lentamente, retorne a barra à posição inicial, estendendo completamente os braços, mas sem travar os cotovelos.
Ao incorporar a puxada articulada em seu treinamento regular, você estará fortalecendo os músculos das costas e dos braços, melhorando sua postura e reduzindo o risco de lesões. Consulte sempre um profissional de educação física para orientá-lo na execução correta dos exercícios.