Graduado em Educação Física pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), é pós-graduado em Fisiologia do Exercício pe...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iGrandes astros da música carregam consigo uma estrutura condizente com sua representatividade e popularidade ao se deslocarem em turnês. É o caso de Madonna, diva pop que desembarcou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, para o show único na Praia de Copacabana no próximo sábado (4).
Segundo informações do portal G1, a megaestrela estadunidense trouxe em sua bagagem equipamentos suficientes para montar três academias no Copacabana Palace, em frente ao local onde será realizado o show histórico nas areias cariocas.
O portal informou que três caminhões foram responsáveis por levar parte do equipamento para o hotel. É importante destacar que toda a estrutura do show da Madonna no Brasil inclui um total de 200 pessoas, que vão ocupar 90 quartos do hotel.
E não para por aí. Ainda são 270 toneladas de equipamentos, vindos em três aviões de carga, incluindo 45 baús de roupas e 40 luvas de boxe para uma das coreografias.
Leia mais: Treinamento full body: qual a melhor forma de fazer?
Como é o treino de Madonna?
A fama de aficcionada por treinamento acompanha Madonna há anos. A rainha do pop investe em treinos para manter o corpo em forma e para suportar as exaustivas horas de shows e coreografias.
Segundo informações do jornal inglês The Sun, a cantora de 65 anos treina cerca de duas horas por dia, seis dias por semana. Isso inclui práticas como ioga, Pilates, caratê, natação, levantamento de peso, corrida e ciclismo.
Em entrevista ao site Self, o personal trainer da cantora Craig Smith uma vez disse que variava os treinos de Madonna todos os dias. “Ela faz uma combinação de treinamento em circuito, treinamento intervalado e treinamento de resistência”, falou à época.
O personal explicou na entrevista que a rotina normalmente se inicia com aquecimento, então vem o treino da parte superior do corpo, com flexões de braços, pranchas e fortalecimento do core. Então, concentra-se nos membros inferiores, com treinamento isolado.
Leia mais: Saiba com que frequência mudar o treinamento de musculação
Séries de treino da Madonna
Os treinos de Madonna, como vimos, incluem séries de treinamento em circuito, treinamento intervalado e treinamento de resistência. Mas o que quer dizer cada um? Vamos entender!
Treinamento em circuito
É uma forma de exercício que envolve a realização de uma série de diferentes exercícios em sequência, com pouco ou nenhum descanso entre eles. Geralmente os exercícios trabalham diferentes grupos musculares ou habilidades, e os circuitos podem ser adaptados para focar em resistência, força ou cardio. É uma maneira eficaz de maximizar o tempo de treino e aumentar a intensidade.
“Step, cama elástica, halteres, corda, saco de boxe, caneleira, colchonete, bastão, power rubber e fitbal estão entre as opções possíveis em um circuito", afirmou a professora Regina Bento Oliveira, da academia Contours, previamente ao MinhaVida.
Além de trabalhar todas as regiões do corpo, o circuito também permite que sejam feitos dois tipos de exercícios: os aeróbicos e os neuromusculares (anaeróbicos), que favorecem o fortalecimento e a resistência muscular.
Um treino em circuito pode incluir exercícios como:
- Agachamentos
- Flexões
- Abdominais
- Burpees
- Saltos
- Prancha
- Levantamento de peso (halteres ou kettlebells)
- Corrida estacionária
- Barras fixas
- Argolas
- Polichinelos
Treinamento intervalado
Também chamado de HIIT, uma sigla inglesa para "High Intensity Interval Training", ou seja, treino intervalado de alta intensidade, o treino intervalado é todo treinamento em que a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalados com períodos de descanso que podem ser ativos (ou seja, a pessoa continua se movendo, mas em uma intensidade menor) ou passivos, em que a pessoa para completamente.
“Na prática, seria como fazer estímulos de altíssima intensidade com períodos curtos de descanso passivo ou ativo. Um ponto principal para dizer que o treino feito foi HIIT é ter uma frequência cardíaca média acima dos 85% da frequência cardíaca máxima”, explicou Givanildo Matias, profissional de Educação Física, previamente ao Minha Vida.
Como a definição do treino HIIT exige que o treino intercale exercícios de alta intensidade com períodos de descanso, a prática pode ser feita com as mais variadas modalidades esportivas. Como por exemplo:
- Pular corda
- Corrida (na rua ou esteira)
- Bicicleta (ergométrica ou comum)
- Natação
- Subir escadas
- Agachamentos
- Flexões
- Burpees
- Polichinelos
Vamos usar a corrida como exemplo. Nela você pode fazer séries intervaladas que incluam tiros curtos de 50 m, 100 m, 200 m seguidos de um intervalo para descanso de 1 ou 2 minutos, por exemplo. Essa mesma lógica pode ser aplicada para os outros esportes citados acima, basta realizar séries de altíssima intensidade seguidas de descanso.
Treinamento de resistência
O treinamento de resistência envolve o uso de pesos ou resistência externa para fortalecer os músculos, melhorar a resistência muscular e aumentar a força.
Isso pode ser feito por meio de exercícios com pesos livres, máquinas de musculação, bandas de resistência, Pilates ou o próprio peso corporal. É uma forma eficaz de promover o crescimento muscular, aumentar a densidade óssea e melhorar a saúde cardiovascular.
Na academia esses treinos são feitos com halteres, barras e máquinas específicas, incluindo exercícios como:
Leia mais: O que comer no pós-treino? Nutri indica 4 opções
Conclusão
Podemos não ter acesso ao treinamento exato e às séries de exercícios de Madonna, mas é possível ver como a cantora se dedica ao treinamento do corpo por meio do uso desses três princípios do treinamento, que incluem séries em circuitos, de resistência muscular e de intensidade.
Antes de começar a realizar qualquer exercício físico, busque orientação profissional de um educador físico. Isso favorecerá uma prática saudável e longe de lesões.