Nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), formada em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Ja...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Conhecidos pelas propriedades estimulantes, os chás afrodisíacos são bebidas preparadas a partir de plantas, ervas ou raízes que ajudam a estimular o desejo sexual e incrementar o prazer — sozinho ou acompanhado.
Mas como eles funcionam? De acordo com Ana Paula Arantes, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideias, elas agem através do aumento do fluxo sanguíneo, estimulando os hormônios sexuais e aumentando a libido e a função sexual. Além de incrementar o prazer, eles podem ser usados como um tratamento holístico complementar para a falta de desejo sexual.
O MinhaVida, em conjunto com a nutricionista, reuniu alguns dos principais chás afrodisíacos para incluir na dieta e melhorar o desejo sexual. Confira!
1. Chá da casca de catuaba
As cascas da catuaba, cujo nome científico é Trichilia catigua, são conhecidas e estudadas há anos pelas propriedades afrodisíacas. O consumo do chá, quando aliado a uma dieta saudável, contribui para o aumento da circulação sanguínea e a sensibilidade dos órgãos genitais femininos — ajudando a estimular o desejo e o prazer feminino.
Como fazer: adicione 2 colheres (de sopa) de casca seca de catuaba em um recipiente com água fervente e espere por 5 a 10 minutos. Depois, basta esperar esfriar e consumir.
2. Chá de ginseng
Apesar de ser mais potente em homens, o chá de ginseng pode ser consumido por mulheres para aumentar a libido, uma vez que ele melhora o fluxo sanguíneo e ainda induz a produção de testosterona, hormônio importante que influencia o desejo sexual.
Como fazer: utilize uma colher de sopa de pó de raiz de ginseng ou duas raízes pequenas de ginseng. Ferva 220 ml de água filtrada, adicione o ingrediente e deixe esfriar por até dois minutos.
3. Chá de maca peruana
Fonte de vitaminas, minerais e proteínas, a maca peruana se destaca especialmente pelo efeito na libido. Além de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, acredita-se que ele tem ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais — exercendo um efeito estimulante que ajudaria a aumentar o desejo sexual.
Como fazer: adicione de 2 a 3 colheres de chá de maca peruana em um recipiente com água fervente. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos e, depois, basta deixar esfriar.
4. Chá verde com gengibre
O gengibre é uma raiz com ação anticoagulante, que estimula a circulação sanguínea e favorece a liberação de hormônios. Em combinação com o chá verde, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribui para uma vida sexual mais ativa.
Como fazer: adicione 10 gramas de gengibre em um recipiente com água fervendo. Depois de ferver, desligue o fogo e coloque as folhas verdes, tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.
5. Chá de feno grego
O feno grego é uma planta medicinal que ajuda a regular os níveis hormônios femininos e, portanto, contribui para aumentar a libido e a satisfação sexual. Ele também é útil para promover mais energia e vitalidade.
Como fazer: adicione duas colheres de chá de sementes de feno grego em uma xícara de água fria. Deixe em repouso durante 3 horas. Em seguida, ferva o líquido, coe e beba enquanto estiver morno.
Cuidados
Esses chás são contraindicados para gestantes, lactantes e pessoas com alguma sensibilidade aos seus componentes. Segundo Ana Paula, também é preciso avaliar quais medicamentos a pessoa está usando, pois o consumo de alguns chás pode causar uma interação medicamentosa.
Além disso, fique atenta ao consumo em excesso: não beba mais de duas xícaras de chá por dia, pois podem surgir efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas e vômitos. Em caso de dúvida, consulte um nutricionista.