Ramiele Calmon é especialista em saúde da mulher no climatério e menopausa, e desenvolveu o Método de Emagrecimento RC.É...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê sabia que realizar a ingestão de alimentos com índice glicêmico mais alto, como um chocolate bem doce, não só estimula a produção de insulina no seu corpo como também proporciona o aumento da fome? Isso ocorre porque, ao consumir esses alimentos, o sangue recebe elevadas quantidades de açúcar em um pequeno intervalo de tempo, promovendo um pico de insulina no organismo e aumentando o apetite.
Segundo a nutricionista Ramiele Calmon, existem alguns chás que ajudam a resolver o problema, pois possuem controle na resistência da insulina no sangue.
“Por possuírem ações antioxidantes e anti-inflamatórias, esses chás têm o benefício de melhorar e restaurar o perfil celular, reduzindo os receptores de insulina, o que por consequência diminui a resistência nesses receptores, resultando em uma redução na sensação de fome”, explica a especialista.
Saiba mais: Esses 8 chás vão te ajudar a perder barriga e emagrecer o corpo como um todo
Em colaboração com a nutricionista, o MinhaVida separou as melhores ervas que ajudam a diminuir o açúcar no sangue e reduzir a fome. Confira!
Chá-verde
As catequinas, fitonutrientes presentes no chá-verde, exercem uma ação antioxidante que reduz o estresse oxidativo e melhora a resistência à insulina. Isso ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e auxilia na prevenção e no tratamento de diabetes.
Para fazer o chá-verde, basta colocar as folhas na água já fervida, tampar e deixar repousar por, pelo menos, 10 minutos. Após esse período, pode coar e beber frio ou quente.
Chá de canela
A canela ajuda o organismo na utilização do açúcar, resultando na redução dos níveis de glicose no sangue e no controle da resistência à insulina, especialmente benéfico para pessoas com diabetes. Além disso, também é possível aproveitar suas propriedades substituindo o açúcar no café, graças ao seu sabor levemente adocicado.
Para preparar o chá de canela é só colocar três paus de canela e um litro de água em uma panela e deixar ferver por, aproximadamente, 15 minutos. Em seguida, tampe a panela e espere amornar.
Chá de gengibre e cúrcuma (açafrão)
O gengibre é conhecido pelas suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias, enquanto a cúrcuma pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na prevenção e tratamento de diabetes. O consumo diário desse chá pode auxiliar na redução da absorção de açúcar no sangue, além de diminuir a compulsão por carboidratos.
Para fazê-lo, basta levar a água e o gengibre numa panela ao fogo para ferver por cinco minutos. Depois de fervido, apague o fogo e adicione o açafrão em pó e tampe a panela, deixando descansar por 5 minutos. Por fim, é só coar a bebida e consumir quente ou fria.
Saiba mais: Chás para diabetes: 11 opções que reduzem a glicemia