médico com foco em emagrecimento, rejuvenescimento, longevidade e vida saudável. Especializado em emagrecimento saudável...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iHá quem pense que carboidratos são prejudiciais à dieta de perda de peso, mas o endocrinologista e especialista em emagrecimento Cristiano Merheb garante que alimentos com carboidratos podem, sim, ajudar no processo, basta aproveitá-los da maneira correta.
O MinhaVida conversou com o médico, que esclareceu os benefícios dos carboidratos na dieta e quais alimentos com esses nutrientes são indicados para quem deseja emagrecer. Confira!
Alimentos com carboidratos para quem quer emagrecer
Os carboidratos são uma fonte importante de energia e cortá-los completamente da dieta pode levar a deficiências nutricionais, mau humor e até mesmo uma queda de disposição. Por isso, se você está pensando em emagrecer, não precisa excluir essas substâncias do seu prato, basta escolher os carboidratos certos e em quantidades adequadas para o seu objetivo.
“Os carboidratos apresentam qualidade nutricional diferente entre eles. São subdivididos entre simples e complexos. O primeiro tipo é absorvido facilmente pelo corpo, enquanto o segundo demanda de um processo mais lento”, comenta o endocrinologista.
“Para quem segue um plano alimentar com pouco carboidrato, é importante priorizar os que sejam ricos em fibras (ou seja, os complexos), que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e a diminuir a ingestão de alimentos”, pontua.
Leia mais: 10 carboidratos que ajudam a emagrecer
Carboidrato “bom” x carboidrato “ruim”: especialista revela a diferença
Apesar de serem fundamentais para o funcionamento do organismo, alguns tipos de carboidratos podem ter impactos negativos na saúde, como é o caso principalmente dos processados e ultraprocessados, como lanches prontos, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e tudo que contém açúcar refinado.
Já os carboidratos bons são aqueles que se encaixam na categoria de carboidrato complexo, mais nutritivos e que apresentam uma absorção mais lenta – dessa forma, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.
Os principais são os vegetais, como couve-flor, brócolis e alface. Outros rios em fibras incluem leguminosas, como feijão. Lentilha e grão-de-bico, frutas em geral, tubérculos e cereais integrais.
Ou seja, os carboidratos como vegetais, legumes, verduras e frutas não são vilões. Apenas os refinados (açúcar), por terem uma capacidade de produção de insulina muito grande, é que precisam ser evitados. “Você tem que ter em mente que é preciso descascar mais e desembalar menos”, ressalta o especialista.
Um exemplo de dieta para quem quer emagrecer é a dieta low carb, que é pobre em carboidratos simples, mas inclui os complexos. “Essa dieta conta com diversos vegetais, pobres em calorias e ricos em vitaminas e minerais. Além disso, muitos têm baixo teor de carboidratos e alto teor de fibras, o que os torna aliados desse método”, pontuou.
Todo mundo pode comer carboidratos
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) classifica o carboidrato como o grande combustível do organismo, pois fornece a maior parte da energia necessária para a manutenção das atividades e o funcionamento do cérebro.
O que muitos não sabem é que os alimentos fontes de carboidratos, no caso os complexos, também são recomendados para pessoas com diabetes. Porém, é sempre importante conversar com seu médico para obter orientações individualizadas.
“Além disso, pessoas que não têm diabetes, mas que prezam por uma saúde em dia e qualidade de vida, devem optar por opções menos processadas e refinadas, mais nutritivas e benéficas para a saúde”, finalizou o especialista.
Leia também: Quanto de carboidratos e gorduras consumir? Veja novas diretrizes da OMS