Médica dermatologista membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e A...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Com o passar dos anos, é normal notar mudanças na aparência e na firmeza da pele, afinal, o envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida. A partir dos 25 anos, é normal perdermos 1% de colágeno a cada ano. No entanto, o que muita gente ainda não sabe é que, para além do tempo, existem outros fatores que podem favorecer o envelhecimento.
Ao MinhaVida, Valéria Rossato, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que existem 5 hábitos comuns que tendem a acelerar a perda de colágeno e, consequentemente, fazer com que a pele do rosto “caia” mais rápido. Veja quais!
Leia também: Conheça 8 fatores que agravam as olheiras
Hábitos que aceleram o envelhecimento da pele
1 - Exposição solar
A exposição solar é a principal vilã da pele jovial. Os raios ultravioleta (UV) são bastante prejudiciais para a pele como um todo, e têm a capacidade de reduzir a produção natural de colágeno, o que intensifica o aspecto de envelhecimento
2 - Tabagismo
Todo mundo sabe que fumar não faz bem à saúde, em especial, a dos pulmões. Mas, além disso, o hábito também costuma ser bem prejudicial para a pele. Isso porque o cigarro é composto por uma grande quantidade de toxinas e substâncias que fazem com que o organismo aumente a produção de radicais livres — que gera danos na pele e impulsiona o envelhecimento.
Leia também: Cabelos finos e quebradiços: como cuidar e dar volume
3 - Excesso de açúcar
O consumo exagerado de açúcar também pode fazer com que ocorra um processo envelhecimento chamado glicação. Isso acontece porque o açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, fazendo com que elas percam a elasticidade, o que torna a pele mais flácida e enrugada.
4 - Dormir mal
O sono de má qualidade também pode ser inimigo da jovialidade. Descansar é essencial para manter o bom funcionamento do organismo, especialmente do maior órgão do corpo: a pele. Noites mal dormidas costumam ter ligação com o déficit na produção de colágeno e no aparecimento de sinais de envelhecimento.
5 - Estresse
O estresse emocional costuma gerar um aumento significativo de cortisol, hormônio que tende a quebrar o colágeno e a elastina da pele, aumentando a probabilidade de formação de rugas e linhas de expressão.
Leia também: 5 sintomas de doenças de pele que merecem atenção
Como combater a perda de colágeno?
Além de ficar longe desses 5 hábitos que fazem você envelhecer mais rápido, a dermatologista diz que nós também podemos contar com a tecnologia moderna para compensar parte da perda. “Hoje em dia dispomos de um arsenal incrível para combater o envelhecimento da pele. Existem os bioestimuladores de colágeno injetáveis, por exemplo. Junto com eles há também tecnologias como lasers e ultrassom microfocado. Além disso, produtos com ácido hialurônico não volumizadores conseguem melhorar a hidratação e o viço da pele”, orienta Valéria Rossato.
Como prevenir a perda de colágeno?
Manter hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação com baixa quantidade de açúcar, somada a exercícios anaeróbicos, por exemplo, é o primeiro passo para garantir a firmeza e a saúde da pele. “É claro que evitar exposição solar ao máximo, utilizando filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, é a principal forma de prevenção. Acrescentaria também evitar tabagismo e alcoolismo”, completa a dermatologista.
Saiba: 8 dicas para diminuir o consumo de cigarro e parar de fumar