Renata é dermatologia Clínica, Cirúrgica, Estética e Laser Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatolo...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Cremes e séruns são itens frequentes na sua rotina de skincare, mas as olheiras profundas continuam te incomodando? Entre os diversos tipos de tratamento disponíveis, o preenchimento facial é uma alternativa eficaz para hidratar a região e mascarar a presença de bolsas de gordura.
As olheiras são caracterizadas pela concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior, o que provoca um tom escurecido. Embora o preenchimento de olheiras não seja capaz de corrigir a cor, ele permite que a pele abaixo dos olhos fique nivelada com a face, eliminando o sombreamento natural.
Mas afinal, o que causa olheiras? Ao MinhaVida, a dermatologista Renata Violato explica. “Normalmente a causa das olheiras é multifatorial, sendo causada por profundidade nessa região, acúmulo de pigmento e aumento da vascularização. Ocorre também por herança genética ou por questões comportamentais como estresse e falta de sono”.
Leia também: Como tirar olheiras com 5 tratamentos caseiros
Como funciona o preenchimento de olheiras?
O preenchimento facial nas olheiras costuma ser feito com a aplicação de ácido hialurônico, uma substância natural que é encontrada no corpo humano — em especial no fluido que circunda os olhos e no tecido da pele. Ele é capaz de preencher o espaço entre as células e, por atrair água para o local em que foi aplicado, também contribui para a hidratação da pele.
Antes da aplicação, com o rosto higienizado, o dermatologista aplica um anestésico tópico local para aliviar qualquer dor ou desconforto. Em seguida, com o auxílio de uma agulha pequena e fina, o especialista realiza a aplicação cuidadosamente na região abaixo dos olhos. Normalmente, o procedimento dura entre 15 a 30 minutos.
Logo após a aplicação, é possível notar os primeiros resultados nas olheiras, que tendem a melhorar nos dias subsequentes conforme o inchaço diminui. "Após o tratamento, a pessoa pode perceber pequenas 'bolinhas' no local, que desaparecem em cerca de dois a três dias", diz a dermatologista Cristiane Braga, da Clínica Due, em entrevista prévia ao MinhaVida.
Leia também: Bolsa nos olhos: entenda como se livrar deste problema
Cuidados após o procedimento
Após o procedimento, é importante manter a rotina de skincare, utilizando produtos propícios para o próprio tipo de pele e, de preferência, indicados por um dermatologista.
“O local da aplicação pode ficar com hematomas e um pouco inchado por alguns dias após, o paciente deve evitar se expor ao sol enquanto estiver com essas alterações e pode fazer compressas geladas com chá de camomila para um efeito calmante e para diminuir o inchaço. O paciente pode voltar às suas atividades normais após”, explica Renata Violato.
Quanto custa o preenchimento de olheiras?
Cada seringa de preenchimento vem com 1 ml e a média de valor pode variar entre R$1.500,00 a R$2.000,00. Normalmente, uma única seringa é suficiente para o tratamento na região das olheiras.
Antes de depois do preenchimento de olheiras
Confira o antes e depois do preenchimento de olheiras, disponibilizado pela dermatologista Renata Violato:
Existem contraindicações?
“A realização desse procedimento em pacientes com flacidez intensa nas pálpebras inferiores ou com histórico de inchaço matinal nos olhos deve ser bem avaliado. Não indicamos para gestantes e lactantes”, finaliza a especialista.
Saiba mais: 10 hábitos de cuidados da pele que podem PIORAR a acne